Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28566
Título: 2x ação
Autor: Ferreira, Maria João 
Orientador: Ribeiro, João Mendes
Palavras-chave: Espaço público urbano; Sociologia urbana; Requalificação urbana; Instalação de arte
Data: Set-2014
Citação: Ferreira, Maria João Carvalho - 2x ação : a ação enquanto estratégia arquitetónica que procura revitalizar o espaço público urbano. Coimbra, 2014
Resumo: O presente trabalho pretende explorar a hipótese das ações arquitetónicas conseguirem despoletar revitalização no espaço público urbano. Com este intuito, estudam-se as afinidades que estas intervenções possam ter com o espaço público urbano, as identidades disciplinares destas intervenções, os mecanismos para envolver os cidadãos de forma crítica, pró-ativa e propositiva, e ainda, o potencial transformador da dimensão sociocultural, na possibilidade de desencadear a revitalização do espaço urbano coletivo que as sustenta. Embora esta dissertação seja de índole teórica, acompanha a evolução de dois momentos práticos - as ‘provocações urbanas’ de Guimarães 2012, e a ‘Caixa de trocas’ de Basileia 2013 -, nos quais houve uma parcial participação pessoal, que despertaram para a temática da mesma. Estes momentos ajudaram na identificação de uma sequência de temas-chave ou caraterísticas das ações arquitetónicas, sendo estas, a Estratégia ‘bottom-up’ a partir do espaço público, Para / Com a Comunidade, Carácter performativo das ações arquitetónicas, e O efémero como estímulo à revitalização urbana. Estas características encontram-se exemplificadas por uma série de exemplos de ações arquitetónicas que ajudam a clarificar as suas potencialidades de atuação. Será pois na análise geral destes exemplos que este estudo tenta responder à hipótese acima apresentada. A ação arquitetónica pode ser definida como uma estratégia de ‘arquitetura de código aberto’ - desviada dos convencionalismos da cultura arquitetónica -, realizada por uma multiplicidade de agentes construtores espaciais que contribuem de forma transdisciplinar através de um processo colaborativo e performativo, incitando assim ao envolvimento e apropriação do espaço público urbano pela comunidade local. Atuando criticamente nos ‘vazios’ e interstícios sociais dos meios urbanos, através de um processo de co-apropriação, pretendem incitar à reflexão sobre o espaço público urbano - enquanto espaço social - e estimular à renovação e coesão das dinâmicas socioculturais, transformando-os temporariamente de forma ‘situada’, tentando assim promover a sustentabilidade destas dinâmicas, e consequente revitalização do espaço público urbano. As políticas de austeridade nas sociedades contemporâneas geram incapacidade financeira e de gestão territorial, descurando as necessidades dos cidadãos. Torna-se assim premente este tipo de ações, para que desta forma se possa defender e reclamar o espaço público e os usos coletivos das nossas cidades.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28566
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
dissertação maria ferreira 2007101491.pdf35.93 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

508
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

1.019
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.