Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28500
Title: A relação entre as exportações e o crescimento económico : análise do caso português
Authors: Carvalho, Gonçalo Nuno Brites de 
Orientador: Duarte, António Portugal
Keywords: Exportações; Crescimento económico; Causalidade; Portugal; VECM; VAR
Issue Date: 11-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Carvalho, Gonçalo Nuno Brites de - A relação entre as exportações e o crescimento económico : análise do caso português, Coimbra, 2015
Abstract: A hipótese Export-led-Growth defende que a promoção das exportações é fundamental para o reforço do crescimento económico. Contudo, nenhum consenso foi alcançado sobre a causalidade entre as duas variáveis. Este trabalho tem como objetivo reexaminar a hipótese Export-led-Growth em Portugal para o período 1970-2012, aplicando técnicas econométricas usuais para o estudo de séries temporais, como a análise de estacionaridade e cointegração das variáveis, bem como a estimação de um modelo de vetores de correção dos erros. O estudo revela a existência de uma relação de equilíbrio de longo- prazo entre as exportações e o PIB, e valida a hipótese Export-led-Growth para o caso Português. Com o objetivo de obter resultados mais detalhados, procurou-se ainda avaliar o impacto das exportações de produtos da indústria transformadora e não-transformadora no crescimento económico, utilizando dois modelos de vetores auto-regressivos bivariados. A estimação dos modelos revela um impacto positivo das exportações de produtos da indústria transformadora no PIB e um efeito “limitador” das exportações de produtos não transformados.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Portugal Duarte.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28500
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto_Gonçalo Carvalho.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

741
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

4,042
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.