Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28019
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Anadia, com a turma do 9º B, no ano letivo 2013-2014
Authors: Afonso, José Guilherme Fernandes 
Orientador: Massart, Alain
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Afonso, J. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Anadia com a Turma do 9ºB no ano letivo 2013/ 2014. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico operacionalizado na Escola Secundária de Anadia representou a possibilidade de aplicar em contexto real os conhecimentos e saberes científicos adquiridos ao longo do curso, aliados à experiência profissional já adquirida. Ao longo deste percurso assumiu particular importância a reflexão constante sobre a prática, aliada à investigação e mobilização de saberes pertinentes. É esta dinâmica que permite ao professor ser produtor da sua profissão, ser um profissional reflexivo e crítico, pois o ato de ensinar representa uma atividade transformadora da sociedade. Os professores devem questionar diariamente o que ensinam, a forma como o fazem e os objetivos que perseguem. A cultura de profissionalidade docente assenta no conhecimento pedagógico de e para a mestria. Uma das principais conclusões deste processo de formação evidencia a necessidade de ensinar e promover a aprendizagem para todos os alunos. Até os menos aptos no domínio motor podem aceder a níveis elevados de aprendizagem, desde que beneficiem de oportunidades e condições educativas apropriadas. Esta é uma preocupação que deve assistir a todos os professores, pois trata-se acima de tudo, de uma questão de responsabilidade educativa social. Apenas com professores que acreditem na importância da qualidade do ensino se pode credibilizar a Educação Física. Assiste-se a um momento de particular incerteza, sobretudo nas orientações emanadas da administração central, evidenciadas, por exemplo, na exclusão da nota de Educação Física no apuramento da média final do Ensino Secundário. Esta medida constituiu uma clara desvalorização da disciplina, com reflexos negativos na participação e empenho motor dos alunos. Cabe-nos a nós, futuros profissionais, guiados por valores éticos e morais, devolver o reconhecimento da importância inequívoca da disciplina de Educação Física, com estatuto formal igual às demais. The Teaching Practice that took place in the Secondary School of Anadia provided the possibility to apply in real context the scientific knowledge and skills acquired while taking the degree, combined with professional experience already acquired. Throughout this path, it became particularly important the constant reflection on the practice, along with the research and the use of relevant knowledge. This dynamics allows the teacher to be a producer of his career, to be a reflective and critical professional, as teaching is an activity that enables society to change. Teachers should question what they teach, how they teach and their teaching goals. The professional teaching culture is based on knowledge and teaching to mastery. One of the main conclusions of this practice process highlights the need to teach and to promote learning for all students. Even the least able at the motor domain, can have access to higher levels of learning, if they are given the educational opportunities and the appropriate conditions. This is a concern all teachers should have in mind, since that is a question of educational and social responsibility. Only the teachers who believe in the importance of the quality of education can make Physical Education more credible. We are witnessing a moment of particular uncertainty, especially in the guidelines issued by the government, seen mainly when the Physical Education marks are not taken into account to calculate the final average of Secondary School Education. This measure was a clear devaluation of this school subject, with negative effects on students’ participation and effort. It is up to us, as future professionals guided by ethical and moral values, to gain back the recognition of the clear relevance of Physical Education – a subject as important as all the others.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28019
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1314_jose_afonso.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

306
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

604
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.