Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27979
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
Authors: Machado, Rui Miguel Rodrigues 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Machado, R. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: Com o culminar do Estagio Pedagógico, termino uma etapa no meu processo de formação, que foi determinante na procura do conhecimento, na melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. Surge agora o momento de realizar uma reflexão sobre todo o trabalho efetuado ao longo deste ano letivo. Este relatório final assume-se como um documento reflexivo do trabalho desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande, na lecionação da disciplina de Educação Física, a uma turma do 7.º ano. Este documento visa dar a conhecer de uma forma fidedigna as minhas experiências e vivências ao longo de todo este processo. O documento está organizado em três partes distintas, contextualização da prática pedagógica desenvolvida, análise reflexiva sobre as práticas desenvolvidas e tema-problema. Na primeira parte, contextualização da prática pedagógica, além de pretender dar a conhecer quais os meus objetivos e expectativas iniciais, pretendo caraterizar a Escola e o meio onde se encontra inserida e dar a conhecer os vários intervenientes que tiveram um papel ativo na concretização deste processo. Na segunda parte pretendo realizar uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, fazendo um balanço do trabalho desenvolvido, desde o planeamento, as estratégias implementadas e ações desenvolvidas. Nesta componente reflexiva pretendo dar a conhecer os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos, expor e detetar os problemas sentidos no decurso do estágio, identificar as dificuldades sentidas e ultrapassadas, indicar estratégias utilizadas e as questões dilemáticas de todo o processo. Na última parte do relatório aprofundo um tema-problema, sobre a temática da autoavaliação dos alunos. A opção por este tema deve-se à importância que a autoavaliação pode ter na regulação do processo de aprendizagem dos alunos, na construção, gestão e planeamento de todo o processo e que muitas vezes é pouco rentabilizada pelos professores como meio de levar os alunos ao reconhecimento dos seus sucessos e das suas dificuldades. A recolha e análise dos dados foram concretizadas através do preenchimento de grelhas de autoavaliação das modalidades desportivas abordadas no 2.º período, revelando disparidade entre a autoavaliação dos alunos e a avaliação realizada pelo professor. With the conclusion of the Teaching Internship, I finish a stage in my training process, which was determinant for better knowledge learning, to improve practice and foster a good pedagogical intervention to improve practice and pedagogical intervention. Now, it is time to think about all the work done throughout this school year. This final report is assumed as a reflective document about the work developed in Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho in Marinha Grande, teaching Physical Education to a 7th Grade group of students. This document aims to show, in a reliable way, all the knowledge and the experiences I went throughout this process. This document is organized into three distinct parts: teaching practice contextualization, reflective analysis on the practices and a research theme. In the first part, besides letting you know what my initial goals and expectations are, I intend to describe the school environment and surroundings as to inform about who had an active role in achieving this process. In the second part I intend to make a reflection on pedagogical practices, making an evaluation of the work done, within planning, strategies and actions taken. This reflective component intends to show, not only the pedagogical and scientific knowledge achieved, but also expose and detect the issues emerged during the stage, identify the difficulties encountered and how to overcome them, by indicating strategies used and dilemmas throughout the process. In the last part of this report I deepen a research theme, about “Self-assessment of students”. The choice of this topic is due to the importance of self-assessment in the regulation of learning process, in the construction, management and planning of the whole process being often underestimated by teachers, especially as an important way to lead students to recognize their successes and their difficulties. Data collection was made with student self-assessment filing grids about sports within the 2nd tern of present school year, it shows a disparity between students’ selfassessment and teacher’s assessment.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27979
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_1314_Rui_Machado.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

220
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 5

2,257
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.