Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27794
Title: A influência das emoções básicas nos géneros
Authors: Campos, Bárbara Alexandra Latães 
Orientador: Ramalheira, António Carlos
Ferreira, Elisabete
Keywords: Emoções; Identidade sexual
Issue Date: 2014
Abstract: Ao longo dos anos o estudo das emoções tem vindo a ser alvo crescente de investigação, há cada vez mais interesse sobre o tema, sobretudo pelo papel preponderante que as emoções exercem sobre o desenvolvimento global do ser humano, no seu processo de construção quer a nível pessoal, académico ou profissional. O presente estudo é designado ―A influência das Emoções Básicas nos Géneros e tem como objectivos: analisar o padrão de identificação das emoções em ambos os géneros, analisar o padrão de identificação das emoções em diferentes idades e analisar o padrão de identificação das emoções perante os diferentes estímulos. Este estudo tem como principal objectivo caracterizar o conceito de emoção em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos, de ambos os géneros, de uma escola privada na área geográfica de Aveiro. Através de um questionário serão recolhidos os dados socio-demográficos, informações sobre o conceito de emoção e interpretação de estados emotivos. Os dados obtidos foram utilizados para verificar a relação entre a formação e organização do conceito de emoção, e as variáveis idade e género. A investigação passou por uma revisão bibliográfica exposta no primeiro capítulo – Fundamentação Teórica -, de forma a comparar com os dados obtidos na investigação, posteriormente no segundo capítulo – Metodologia. Quanto aos participantes e métodos, este estudo é descritivo-transversal e os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: o questionário e a declaração de consentimento informado. A amostra é composta por 55 indivíduos do género feminino e 71 indivíduos do género masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos, da área geográfica de Aveiro. O tipo de análise estatística feita foi com recurso ao software estatístico IMB Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 19.0.0. Os resultados desta investigação revelam que: a relação entre o conhecimento das emoções e a idade não tem significado estatístico; a relação entre a idade e as emoções mais experienciadas não revela um resultado estatisticamente significativo; existem uma maior facilidade de reconhecimento de expressões faciais com o avanço da idade, sendo esta diferença estatisticamente significativa; a capacidade de identificar emoções perante um estímulo (acção e acção/texto), de acordo com as diferentes idades, não é estatisticamente significativo, embora esta capacidade tenha tendência a progredir; a relação entre o conhecimento das emoções e o género não tem significado estatístico; verificam-se diferenças entre os géneros e as emoções mais experienciadas, contudo os resultados não são estatisticamente significativos; não existe significado estatístico entre o género e o reconhecimento de expressões faciais; a capacidade de identificar emoções perante um estímulo (acção e acção/texto), de acordo com os diferentes géneros, não é estatisticamente significativo, embora existam algumas diferenças. Em suma, a realização deste estudo permitiu concluir que não existem resultados estatisticamente significativos, contudo verifica-se que existe uma tendência para que, com o avanço da idade, a proficiência das crianças em relação às emoções seja cada vez melhor, quer na associação de emoções a expressões faciais quer na associação das emoções a acções. Em relação ao género, também não se verificam resultados estatisticamente significativos, contudo existem diferenças. No futuro tenciona-se investigar a relação entre as emoções e a bipolaridade, considerando que essa patologia afecta cada vez mais a população portuguesa como um problema de Saúde Pública, tornando-se pertinente perceber as emoções experienciadas por estes doentes.
Over the years the study of emotions has been growing under investigation, there is increasing interest in the subject, particularly the important role that emotions have on the overall development of the human being in its construction process both at personal, academic or professional. This study is called "Influence of Basic Emotions in Foodstuffs", and aims to: analyze the pattern identification of emotions for both genders, analyze the pattern of identifying emotions in different ages and analyze the pattern of identifying emotions to the different stimuli. This study aims to characterize the concept of emotion in children aged between 7 and 12 years, of both genders, a private school in the geographic area of Aveiro. Through a questionnaire will be collected socio-demographic data, information on the concept of emotion and interpretation of emotional states. The data were used to verify the relationship between the formation and organization of the concept of emotion, and the variables age and gender. The investigation went through an exposed literature review in the first chapter - Theoretical Foundation - in order to compare the data obtained in the investigation, later in the second chapter - Methodology. For the Participants and methods, this study is descriptive-cross and instruments of data collection were used: the questionnaire and consent form. The sample comprised 55 subjects were female and 71 patients were male, aged between 7 and 12 years, the geographical area of Aveiro. The type of statistical analysis was done using statistical software IMB Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 19.0.0. The research results show that: the relationship between knowledge of emotions and age is not statistically significant; the relationship between age and the most experienced emotions does not reveal a statistically significant result; there ease of recognizing facial expressions with advancing age, with a statistically significant difference; the ability to identify emotions toward a stimulus (action and action / text), according to different ages, is not statistically significant, while this capacity tend to progress; the relationship between knowledge of emotions and gender are not statistically significant; There are differences between the sexes and the most experienced emotions, yet the results are not statistically significant; there is no statistical significance between gender and the recognition of facial expressions; the ability to identify emotions toward a stimulus (action and action / text), according to the different genres, is not statistically significant, although there are some differences. In short, this study concluded that there are no statistically significant results, however it appears that there is a tendency that with increasing age, proficiency of children in relation to emotions is getting better, either in association emotions or facial expressions of emotions in pool shares. In relation to gender, also there are no statistically significant results, however there are differences. In the future it is intended to investigate the relationship between emotions and bipolarity, whereas this disease is increasingly affecting the Portuguese population as a public health problem, making it relevant to understand the emotions experienced by these patients.
Description: Dissertação de mestrado em Medicina (Saúde Pública), apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27794
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese+CI+questionário.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

622
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

330
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.