Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27789
Title: A Serra da Arrábida e os Riscos Naturais
Authors: Fumega, Patrick 
Orientador: Cunha, Lúcio
Keywords: Serra da Arrábida; Riscos Naturais; Incêndio Florestal; Cartografia de Risco; Inquérito; Prevenção e Mitigação
Issue Date: 4-Dec-2014
Abstract: A Serra da Arrábida apresenta um conjunto de fatores naturais associados a fenómenos de risco e está sujeita a uma pressão humana crescente. Como tal, a ocorrência de situações potencialmente perigosas para o Ser Humano é inevitável. O objetivo do presente trabalho consiste em identificar e hierarquizar os tipos de risco natural mais importantes na Serra da Arrábida, adotando como caso de estudo o incêndio florestal, o tipo de risco natural que assumiu especial notoriedade ao longo da utilização de várias metodologias de análise. O trabalho culmina com elaboração de cartografia de risco de incêndio florestal e apresentação de propostas de prevenção dos fenómenos e de mitigação dos seus efeitos. De forma a proceder à identificação e hierarquização dos vários fenómenos de risco, recorremos à análise dos dados resultantes da aplicação de um inquérito sobre a temática dos Riscos Naturais na Serra da Arrábida, ao estudo da base de dados de ocorrências cedida pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal e, ainda, a uma análise de risco, utilizando a metodologia desenvolvida pelo FEMA (Federal Emergency Management Agency), resultante da construção de uma matriz de ponderações. O processo de elaboração de cartografia de incêndio florestal resultou da ponderação e da classificação dos vários elementos de perigosidade e de vulnerabilidade possíveis de cartografar, e da produção da carta de risco resultante do cruzamento de informação das cartas de perigosidade e de vulnerabilidade. O vínculo estabelecido entre a população da Serra da Arrábida e os fenómenos de risco fez com que estes indivíduos se revelassem bastante mais conhecedores acerca de praticamente todos os fenómenos naturais abordados no trabalho. Reconhecem mais facilmente as causas dos fenómenos, as suas consequências e consideram ter melhor capacidade de previsão, nomeadamente no que diz respeito aos riscos identificados. Ainda assim, são apontadas várias falhas, relativamente à prevenção e mitigação dos fenómenos de risco, de resolução mais ou menos complexa, que requerem prudência e empenho das mais variadas entidades envolvidas na gestão do risco.
Description: O trabalho elaborado consiste na identificação e hierarquização dos tipos de risco natural mais importantes na Serra da Arrábida. Adota como caso de estudo os fenómenos de incêndio florestal, analisando os fatores de perigosidade e vulnerabilidade. Culmina com a elaboração de cartografia de rico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27789
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Arrábida_e_os_riscos_naturais.pdf9.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.