Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27569
Título: A produção oral na aula de LE: atividades de motivação
Autor: Santos, Ana Margarida 
Orientador: Luís, Ana R.
Aznar, María Luísa
Palavras-chave: Produção Oral; Motivação
Data: 24-Out-2014
Citação: SANTOS, Ana Margarida - A produção oral na aula de LE: atividades de motivação. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27569
Resumo: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido durante a Prática Pedagógica Supervisionada de Inglês e Espanhol, no Agrupamento de Escolas da Sertã, durante o ano letivo de 2013-2014. Este trabalho desenvolve-se ao longo de quatro capítulos nos quais se expõem aspetos fundamentais das atividades levadas a cabo com os alunos durante o ano letivo. Assim, no primeiro capítulo deste relatório abordam-se as questões relacionadas com o contexto socioeducativo do agrupamento de escolas onde realizei a Prática Pedagógica Supervisionada e descrevem-se as turmas nas quais lecionei. No segundo capítulo faz-se uma breve reflexão sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta o percurso da professora estagiária até ao início do estágio, as expetativas e desafios que se impunham à mesma e as atividades curriculares e extracurriculares que a estagiária levou a cabo. O terceiro e o quarto capítulos do presente trabalho, incidem sobre o tema monográfico, apresentando os fundamentos teóricos que guiaram este trabalho e relatando a sua aplicação em aulas de Inglês e de Espanhol. A escolha deste tema para o relatório de estágio deve-se à sua pertinência no ensino de LE, pois quando se aprende uma língua o objetivo é usá-la para fins comunicativos. Na medida em que a produção oral constitui uma competência complexa, frequentemente relegada para segundo plano na sala de aula, é essencial criar atividades que contribuam para o seu desenvolvimento. Subjacente a todo este trabalho esteve a preocupação em perceber os objetivos dos discentes relativamente à aprendizagem de Inglês e Espanhol como LE, para saber como motivá-los para a expressão oral na aula e para pensar e desenvolver atividades que realmente os motivassem para a produção oral. Por esse motivo, foi feita uma análise socioeducativa às turmas nas quais se realizou a Prática Pedagógica Supervisionada e realizado um questionário. Conhecer os alunos é, de facto, importante para que as atividades funcionem e os discentes se empenhem.
Descrição: Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27569
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
A Produção Oral na Aula de LE.pdf5.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

994
Visto em 16/abr/2024

Downloads 5

7.364
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.