Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26864
Title: Avaliação Neuropsicológica na Dislexia de Desenvolvimento
Authors: Moura, Octávio 
Orientador: Simões, Mário
Pereira, Marcelino
Keywords: Dislexia de desenvolvimento; Processamento fonológico; Memória de trabalho; Funções executivas; Leitura; Escrita; Avaliação neuropsicológica
Issue Date: 10-Mar-2015
Citation: OLIVEIRA, Octávio Noé Teixeira de - Avaliação neuropsicológica na dislexia de desenvolvimento. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/26864>
Abstract: A Dislexia de Desenvolvimento (DD) é uma perturbação neurodesenvolvimental que afeta aproximadamente 5% das crianças em idade escolar, sendo caracterizada por um conjunto significativo de dificuldades na leitura e escrita. Estas dificuldades encontram-se tipicamente associadas a alterações em algumas funções neurocognitivas. O presente trabalho de investigação teve por principal objetivo a avaliação das funções neurocognitivas associadas à DD, estando organizado em quatro estudos empíricos. A amostra foi constituída por 100 crianças (50 crianças com DD e 50 crianças leitoras normais emparelhadas por idade cronológica) com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos (no Estudo 2 foi adicionalmente incluído um subgrupo de crianças leitoras normais emparelhadas por idade de leitura). O protocolo de avaliação neuropsicológica incluiu testes para mensuração do funcionamento intelectual, do processamento fonológico (consciência fonológica, memória fonológica e nomeação rápida), das funções executivas (velocidade de processamento, flexibilidade, planeamento e fluência verbal), da memória de trabalho (verbal, visuoespacial e executiva), para além de medidas de avaliação da leitura e escrita. As crianças com DD revelaram dificuldades significativas nos perfis cognitivos da WISC-III comummente associados à DD (Bannatyne, FDI, ACID e SCAD), no processamento fonológico, na memória de trabalho (componente verbal e componente executiva) e nas funções executivas (exceto no planeamento), bem como em todas as tarefas de leitura e escrita. A consciência fonológica e a nomeação rápida foram as funções neurocognitivas mais relevantes na discriminação das crianças com DD das crianças leitoras normais, enquanto a memória de trabalho (componente verbal e componente executiva) e a flexibilidade (função executiva) apresentaram uma precisão de diagnóstico moderada. A consciência fonológica foi o mais importante e consistente preditor da precisão da leitura, a nomeação rápida esteve particularmente associada à fluência da leitura e a memória de trabalho (componente verbal e componente executiva) foi um preditor significativo do desempenho da leitura e escrita apenas quando a consciência fonológica e a nomeação rápida não foram estatisticamente controladas.
Developmental Dyslexia (DD) is a neurodevelopmental disorder, affecting approximately 5% of school-age children. It is characterized by a large number of reading and spelling difficulties. These difficulties are typically associated to deficits in some neurocognitive functions. The aim of the present study was the assessment of the neurocognitive functions that are often linked to DD, and it is organized in four related empirical studies. The sample consisted of 100 children (50 children with DD and 50 chronological-age-matched controls) between the ages of 8 to 12 years (Study 2 additionally included a subgroup of reading-level-matched controls). The neuropsychological protocol included tests for assessment of the intellectual functioning, phonological processing (phonological awareness, phonological memory and naming speed), executive functions (processing speed, shifting, planning and verbal fluency), working memory (phonological loop, visuospatial sketchpad and central executive), in addition to reading and spelling measures. The children with DD revealed significant difficulties in the WISC-III cognitive profiles commonly associated to DD (Bannatyne pattern, FDI, ACID and SCAD profiles), phonological processing, working memory (phonological loop and central executive) and in the executive functions (except for planning ability), as well in all reading and spelling tasks. Phonological awareness and naming speed were the most relevant neurocognitive variables to discriminate between children with DD and typical readers, whereas working memory (phonological loop and central executive) and shifting (executive functions) showed a moderate diagnostic accuracy. Phonological awareness was the most relevant and consistent predictor of reading accuracy, naming speed was particularly related to reading fluency, and working memory (phonological loop and central executive) was a significant predictor of reading and spelling performance only when phonological awareness and naming speed were not statistically controlled.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia, Especialidade em Neuropsicologia, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26864
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Avaliação Neuropsicológica na Dislexia de Desenvolvimento.pdfTese de Doutoramento2.26 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

2,240
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 1

11,669
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.