Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26851
Title: Caracterização e análise de campos dunares marcianos utilizando técnicas de reconhecimento de padrões
Authors: Sarmento, Pedro Ivo Kercadio 
Orientador: Fernandes, João
Vaz, David A.
Issue Date: 30-Jul-2014
Citation: Sarmento, Pedro Ivo Kercadio/Caracterização e análise de campos dunares marcianos utilizando técnicas de reconhecimento de padrões
Abstract: O objetivo desta tese de mestrado é o desenvolvimento e teste de um programa em Python, utilizando o software ArcGIS, de forma a conseguir uma caracterização automática, precisa e e caz dos campos de dunas marcianas. A metodologia desenvolvida utiliza redes neuronais de forma a conseguir prever as direções predominantes de transporte dos sedimentos a partir dos padrões das dunas em diversas regiões do planeta. São, para tal, utilizados dados obtidos pelo MRAMS, um conjunto de simulações das direções de transporte em regiões especí cas do planeta Marte, e os dados da MGDDD, a base de dados global digital das dunas marcianas. Estas duas fontes de dados são comentadas e comparadas com aquilo que o novo método pode oferecer. Além disso, o programa pretende ser também capaz de diferenciar entre diferentes tipos de dunas, utilizando métodos de clustering de forma a distinguir entre áreas onde existem predominâncias de diferentes padrões. O teste e a validação dos métodos desenvolvidos são feitos tendo em vista a aplicação destes algoritmos a novos campos de dunas, ou mesmo à totalidade do planeta. Conclui-se que o programa não deve ser aplicado cegamente a uma área, sendo necessário um estudo prévio manual das direções gerais de transporte de sedimentos indicadas pelas marcas no terreno. É também sugerida a aplicação de técnicas idênticas a áreas dunares do planeta Terra, onde as informações de direções predominantes de transporte seriam mais fáceis de estudar/obter. O trabalho desenvolvido foca-se na aplicação destas técnicas a 3 campos de dunas marcianos selecionados para o efeito, o campo de dunas de Aonia Terra, a cratera Gale e a cratera Herschel. São sugeridas ideias e linhas de trabalho para melhorar o método desenvolvido. Esta dissertação foi apoiada pela FCT, no âmbito do programa COMPETE, projecto PTDC/CTE-SPA/117786/2010 .
Description: Dissertação de Mestrado em Física, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26851
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Mestrado_Pedro_Sarmento_30_07_2014.pdf38.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

237
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

343
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.