Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/26792
Title: Comunicação e turismo: relações públicas, dialogismo e imagem nos media digitais
Authors: Augusto, Luísa 
Orientador: Silveirinha, Maria João
Keywords: Novos media; Relações públicas; Diálogo; Fotografia; Imagem do destino
Issue Date: 10-Feb-2015
Citation: AUGUSTO, Luísa Paula Lopes Fernandes - Comunicação e turismo : relações públicas, dialogismo e imagem nos media digitais. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10316/26792>.
Abstract: A presente investigação analisa o papel dos websites na formação da imagem do destino turístico, compreendido, na perspetiva das ciências da comunicação a partir da teoria do medium e das relações públicas a partir da teoria do dialogismo, tendo por base o paradigma cocriacional. O estudo encontra-se dividido em três grandes partes. As duas primeiras partes, dedicadas a uma extensa revisão de literatura, incidem na abordagem dos principais eixos teóricos referentes à teoria do medium, à perspetiva dialógica, à retórica dialógica e à abordagem teórica da imagem de destinos. Esta análise sustenta a elaboração de um esquema concetual de formação da imagem online, proposto na terceira parte, onde é igualmente apresentada a metodologia a seguir no desenvolvimento da pesquisa empírica. A terceira parte, respeitante ao estudo empírico, implicou a recolha de dados através de uma análise de conteúdo que se dividiu em três momentos: nos dois primeiros procedeu-se a uma análise quantitativa dos dados recolhidos através da análise de conteúdo de websites de entidades de turismo do destino Portugal e de fotografias publicadas pelas entidades e partilhadas pelos turistas e, num terceiro momento, procedeu-se a uma análise qualitativa das fotografias presentes nos sites selecionados. A análise dos resultados confirma que as entidades oficiais do turismo adotam os princípios dialógicos em maior grau do que as entidades não oficiais. Verifica-se também uma maior adoção dos princípios dialógicos relacionados com a dimensão técnica do que com a dimensão dialógica e uma relação entre uma maior adoção da ligação dialógica e a abertura da entidade à possibilidade de partilha fotográfica pelos turistas. A análise dos elementos das fotografias disseminadas pelas entidades nos seus websites e nas fotografias que são partilhadas nesses mesmos suportes pelos turistas, traduz uma semelhança nas representações. A análise qualitativa diz-nos que a experiência antecipada através do imaginário projetado pelas entidades nas fotografias publicadas nos websites corresponde à imagem percebida mostrada pelas fotografias que os turistas tiram e partilham. Confirma-se a tese proposta de que os websites, através da sua capacidade dialógica, possibilitam o estabelecimento de horizontes comunicativos partilhados entre as entidades e os turistas, refletindo-se na formação de uma imagem holística do destino. O estudo procura constituir-se como contributo para o corpo de conhecimento das relações públicas e da comunicação em novos ambientes tecnológicos e tem implicações nas áreas de prática da comunicação das organizações, particularmente no que concerne à comunicação dos destinos.
This research analyses the role of websites in destination image formation, understood on the perspective of communication sciences from the theory of medium and on public relations from the theory of dialogism, based on the co-creational paradigm. The study is divided into three major parts. The first two parts, devoted to a comprehensive literature review, have a focus on the theoretical approach to the main axes related to the theory of medium, the dialogic perspective, the dialogic rhetorical and theoretical approach to the image of destinations. This analysis supports the development of a online image formation conceptual schema, proposed in the third part, where is also presented the methodology to be followed in the development of empirical research. The third part, concerning the empirical study involved the collection of data through a content analysis, which was divided into three stages: in the first two we proceeded to a quantitative analysis of the data collected through content analysis of the websites of entities of Portugal as a tourism destination and of the photographs published by entities and shared by tourists, and on a third moment, we proceeded to a qualitative analysis of the photographs published and shared in the selected sites. The study results confirmed that the official tourism entities adopt the dialogical principles to a greater degree than non-officials. There is also greater adoption of dialogic principles relating to the technical dimension than with the dialogical dimension and a relationship between greater adoption of dialogic link and the openness of the organization to the possibility of photographic sharing by tourists. The analysis of the elements of the photographs disseminated by the entities on its websites and of pictures that are shared by tourists in those sites reflect a similarity in the representations. Qualitative analysis tells us that early experience through imagery designed by entities in the photographs published on the websites correspond to the perceived image shown by the photographs that tourists take and share. We confirm the thesis proposal that the websites through its dialogical capacity, enable the establishment of communicative horizons shared between the organizations and tourists, reflecting the formation of a holistic destination image. The study seeks to establish itself as a contribution to the body of knowledge of public relations and communications in new technological environments and have implications in the areas of practice of the organizations communication, particularly in communication of destinations.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/26792
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Doutoramento

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