Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/26756
Title: Desafios educativos em utentes de Centros de Dia: o papel da espiritualidade, do sentido da vida e do bem-estar
Authors: Mesquita, Clara do Carmo Vilhena de Carvalho 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Keywords: Bem-estar subjectivo, idoso; Espiritualidade, idoso; Sentido da vida, idoso
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Desafios educativos em utentes de Centros de Dia: o papel da espiritualidade, do sentido da vida e do bem-estar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As preocupações sobre a forma como se envelhece, a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas idosas assumem cada vez mais relevância, no contexto de sociedades crescentemente envelhecidas. O sentido da vida, a espiritualidade/religiosidade e a autoeficácia têm vindo a revelar um papel importante enquanto fatores de bem-estar e de proteção relativos às perdas e aos danos dos processos inerentes ao envelhecimento. Partindo da perspetiva do desenvolvimento coextensivo à duração da vida, a presente investigação tem como principal objetivo perceber de que forma o bem-estar subjetivo das pessoas com 65 ou mais anos que frequentam os Centros de Dia da região do Vale do Sousa está associado à espiritualidade/religiosidade, à procura e presença de sentido na vida, bem como à autoeficácia nos domínios da saúde da atividade e da cidadania. Pretende-se também indagar a eventual influência da espiritualidade/religiosidade no grau de confiança de cada indivíduo face à realização de tarefas relacionadas com a saúde, a atividade e a cidadania. Para o efeito recorreu-se a um plano não experimental correlacional uma vez que se procura perceber relações entre variáveis, com uma amostra de utentes de 9 Centros de Dia, constituída por 121 pessoas idosas, com idades compreendidas entre os 65 e os 92 anos. Para a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Espiritualidade/religiosidade de Astin, Astin e Lindhold (2011), as Escalas de Autoeficácia nos domínios da Saúde, Atividade e Cidadania, a SWLS, a PANAS e o MLQ. Os dados empíricos mostram que a presença de sentido na vida assume um impacto positivo no BES, bem como a autoeficácia, e que a dimensão espiritual/religiosa revela efetivamente uma associação muito significativa com o BES e com a autoeficácia para a cidadania, a saúde e a atividade. Dada a grande consistência dos nossos resultados com os de investigações prévias, propomos que a dimensão espiritual assuma explicitamente um papel de relevo no contexto de ações educativas/formativas que pretendam potenciar o desenvolvimento humano, beneficiando, enriquecendo e dando mais sentido à vida dos utentes de Centros de Dia.
The concerns about the ageing process itself, the well-being promotion and the quality in life of the elderly are getting a growing relevance. Meaning in life, spirituality/religiosity and self-efficacy have been revealing an important role as well-being components and as protection related to the losses and gains inherent to ageing. Starting from the perspective of lifelong development, the present investigation has as main goal understand in which way the subjective well-being of people over 65 years old who attend the Day Centers of Vale de Sousa region is associated to spirituality/religiosity, meaning in life, as well as three self-efficacy domains (health, activity and citizenship). We also intend to investigate the possible influence of spirituality/religiosity in the confidence level of each individual in the performance of tasks related to health, activity and citizenship. For this purpose a non-experimental correlational design was carried out to attempt to understand the relationships between variables in a sample of 9 Day Centers’ clients, consisting of 121 elderly people, aged between 65 and 92 years. For the data collection the following instruments were used: Spirituality Scale, self-efficacy scales (health, activity and citizen), SWLS, PANAS and MLQ. The empirical data showed that meaning in life assumes a positive impact on the well-being, as well as the self-efficacy in citizenship, health and activity. Given the great consistency of our results with those of previous investigations, we propose the spiritual dimension to explicitly assume a prominent role in the context of educational/training activities which pretend to enhance human development, benefiting, enriching and giving more meaning to the lives of users of Day Centers.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/26756
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Clara Mesquita2014.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

643
checked on Oct 15, 2019

Download(s)

106
checked on Oct 15, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.