Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26369
Title: SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People
Authors: Duarte, Karen Soares 
Orientador: Furtado, Pedro
Silva, Jorge Sá
Keywords: Engenharia biomédica; informática; Engenharia biomédica; sistema de informação; Engenharia biomédica; invisuais
Issue Date: 2014
Citation: Duarte, Karen Soares/SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Tendo em conta as limita c~oes das pessoas com de ci^encia, o presente trabalho pretende agir num cen ario espec co melhorando a qualidade da vidas destas pessoas. Integrados num grupo de investiga c~ao em Internet das Coisas, colabor amos com tr^es institui c~oes, levantando requisitos no que concerne a aplicabilidade da Internet das Coisas para ajudar pessoas com de ci^encia. Depois disso, escolhemos e foc amo-nos no plano de trabalho adotado, sendo um dos cen arios identi cados onde poder amos ajudar. Com este trabalho e proposto um sistema para apoiar pessoas cegas na ida as compras e navega c~ao dentro de edif cios. O sistema proposto ajuda o utilizador a circular pelo edif cio e encontrar servi cos e produtos desejados ou dispon veis. Tem como objetivo aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do dia-a-dia dentro de edif cios. A pessoa cega n~ao tem acesso a informa c~ao dispon vel por meios visuais. O sistema consiste numa aplica c~ao para smartphone que oferece navega c~ao assistida em edif cios p ublicos, respondendo a quest~oes, guiando a pessoa, e disponibilizando informa c~ao objetiva sobre os espa cos, servi cos e produtos dispon veis. O sistema proposto inclui tamb em um sistema de informa c~ao. Este sistema de informa c~ao identi ca o destino pretendido e oferece informa c~ao concisa ou detalhada sobre os produtos ou sevi cos dispon veis. O sistema determina constantemente a localiza c~ao do utilizador, calcula rotas, guia a pessoa dentro do edif cio, e identi ca pontos de interesse na vizinhan ca da pessoa. O sistema requer tecnologia de localiza c~ao por beacons, que poder~ao por sua ver ser baseados nas tecnologias Bluetooth ou Wi-Fi. Relativamente ao estado da arte, a nossa solu c~ao oferece vantagens importantes: minimiza a intera c~ao com o utilizador, que seria necess aria para escolher destinos, produtos ou servios desejados em outros sistemas; lida com o ambiente din^amico resultxi ante da caminhada do utilizador, como a varia c~ao do n umero e posi c~ao de beacons ao alcance do utilizador; utiliza dispositivos que a pessoa cega j a possui, e eventualmente beacons que possam j a existir ou tenham uma custo de implanta c~ao baixo. Al em destas vantagens, desenh amos o sistema de forma a ser o mais f acil e intuitivo de utilizar poss vel, aplicando mecanismos acess veis a pessoas cegas. Para al em disso, o sistema est a desenhado para lidar com o dinamismo do caminhar, sendo que o n umero e posi c~ao dos beacons varia.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26369
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
20140630KarenDuarte.pdf9.24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

488
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

867
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.