Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26249
Título: Conhecimento, redes e universidades. As redes de colaboração científica das universidades de Lisboa, Porto e Coimbra
Autor: Barros, Cristina 
Gama, Rui 
Fernandes, Ricardo 
Palavras-chave: Redes de conhecimento; Unidades de I&D; Universidade; Desenvolvimento Regional; Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Data: 11-Jul-2014
Citação: FERNANDES, Ricardo; GAMA, Rui; BARROS, Cristina - Conhecimento, redes e universidades : as redes de colaboração científica das universidades de Lisboa, Porto e Coimbra. In "Actas do 20º Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR)". Évora : Universidade de Évora, 2014. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/26249
Título da revista, periódico, livro ou evento: Atas do 20º Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR)
Resumo: A presente investigação pretende, a partir dos projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), perceber a evolução das redes de I&D e conhecimento das maiores universidades portuguesas, identificando as múltiplas escalas territoriais em que operam, as dimensões transdisciplinares no sentido de avaliar o impacto nos territórios. Partindo de uma abordagem ao nível da metodologia de análise de redes sociais, complementada por uma análise ao nível da dinâmica espacial, pretendem-se conhecer e caraterizar as redes de colaboração científica e tecnológica dos territórios onde se localizam as principais universidades públicas de Portugal (Lisboa, Porto e Coimbra). A interpretação das medidas resultantes da análise de redes sociais permite caracterizar a configuração das redes de cooperação institucional, fornecendo indicações sobre as relações de colaboração na produção, difusão e aplicação do conhecimento científico. A participação em redes de investigação científica contribui para a “popularidade” e prestígio das instituições envolvidas, ao mesmo tempo que promove processos de inovação determinantes para o desenvolvimento económico dos territórios.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26249
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Artigo_APDR2014_Redesconhecimento_VersãoFinal.pdf956.49 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

372
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

352
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.