Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26209
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dc.contributor.advisorFigueira, João-
dc.contributor.authorWichels, Susana-
dc.date.accessioned2014-06-30T15:48:01Z-
dc.date.available2014-06-30T15:48:01Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26209-
dc.description.abstractNesta dissertação abordaremos a mudança de paradigma na comunicação turística, focando-nos nas duas grandes tendências atuais: a comunicação 2.0 e a comunicação de experiências. Está em mudança o processo como o turista se informa, é influenciado e decide reservar o seu próximo destino de lazer. Existem hoje múltiplas fontes de informação e novos canais disponíveis e o indivíduo envolve-se de forma proactiva no processo da procura, seleção, decisão, reserva e recomendação do destino, dos meios de transporte, do alojamento e das restantes atividades e experiências de lazer e ócio. Os agentes responsáveis pela mudança em comunicação turística são as novas tecnologias de informação e comunicação online, em especial os social media. Estas poderosas plataformas de relacionamento, captação e fidelização de clientes, nomeadamente o TripAdvisor, o Facebook e o Twitter, estão a influenciar novos comportamentos do consumidor e obrigam a novas práticas em comunicação turística. Frente a esta realidade, as estratégias e ferramentas de comunicação e marketing tradicionais mostram-se menos efetivas. A mudança de paradigma exige a adaptação destas estratégias mix a novos modelos de comunicação online e offline. A mudança não envolve só o como e quando se comunica, mas também o quê. A tendência observada é que a comunicação turística efetiva recorre cada vez mais a argumentos, imagens, textos e sons que representam experiências. Assim, depois da reflexão teórica, passaremos ao estudo de caso da estratégia de comunicação turística de um destino de êxito: Tenerife. Como estará um dos principais e mais consolidados destinos do mundo a reagir a esta mudança de paradigma comunicacional?por
dc.description.abstractOn this thesis we will discuss the paradigm shift in tourism communication, focusing on two major current trends: communication 2.0 and experiential communication. It has been changing the process as the tourist is influenced, informed and decides how to book his next leisure destination. There are now multiple sources of information and newly available channels as one becomes proactively involved in the process of searching, filtering, deciding, booking and recommending his destination, as well as transportation, accommodation and other activities and experiences of leisure and fulfillness. The causes for that change in tourism communication are the new information technologies and online platforms, especially the social media. These powerful platforms for interacting, attaining and retaining clients, which include TripAdvisor, Facebook and Twitter, are now influencing the way costumers behave and requiring a new practice in tourism communication. Facing this reality, communication strategies and traditional marketing tools have been less effective. This paradigm shift requires the adaptation of those mix strategies to new types of online and offline communication. The change involves not only how and when communicating, but also what. The trend observed, is that, effective touristic communication has been progressively using more arguments, images, texts and sounds representing the experience. Therefore, after theoretical reflection, we will approach the case study of a successful tourist destination communications strategy: Tenerife. How is one of the leading and most established destinations in the world, reacting to this change in the communication paradigm?por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação 2.0por
dc.subjectComunicação Turísticapor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectComunicação de Experiênciaspor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectComunicação de Destinospor
dc.titleComunicação Turística: desafios e tendências na contemporaneidade. Estudo de Caso: Tenerife.por
dc.title.alternativeTourism Communication: challenges and trends in contemporary society. Case Study: Tenerife.por
dc.title.alternativeComunicación Turística: desafíos y tendencias en la contemporaneidad. Estudio de Caso: Tenerife.por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201519739-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2344-9789-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
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