Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26201
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dc.contributor.advisorOlaio, António-
dc.contributor.authorCarvalho, José Maçãs-
dc.date.accessioned2014-06-29T19:18:46Z-
dc.date.available2014-06-29T19:18:46Z-
dc.date.issued2014-07-29-
dc.date.submitted2014-06-29-
dc.identifier.citationCARVALHO, José Augusto Maçãs da Silva - Arquivo e memória : circuito mnemónicos. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/26201>-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26201-
dc.descriptionTese de doutoramento em Arte Contemporânea, apresentadas ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstract“Arquivo e Memória: circuitos mnemónicos” é uma investigação em pensamento e prática artística dividida em duas partes distintas, mas dependentes. Na primeira parte encontram-se referências teóricas sobre a problemática do arquivo, desde a questão originária da escrita como prótese do pensamento (Platão) e instrumento primordial para a inscrição no arquivo, até à ideia de que a própria imagem se indistingue da escrita na sua aparatosa exterioridade, podendo, ambas, serem consideradas forma de mediação e de representação. Também se estuda o pensamento de Derrida e Foucault para a definição do território de análise, respetivamente, na importância que o arquivo tem enquanto lugar de poder e de exterioridade, mas também como processo auto-destrutivo, para uma renovação permanente, conciliando a pulsão epistemofílica com a pulsão da morte, numa leitura freudiana; também, a ideia de que o arquivo se governa a partir de uma discursividade, daquilo que é e pode ser dito, e que ultrapassa a simples acumulação de documentos. Para além de muitos outros contributos teóricos, é necessário destacar um objeto e um autor que, desde sempre, se afirmaram como matriz estilística e conceptual desta investigação, cuja obra e pensamento se projetam, de várias maneiras, nas exposições da parte prática: refiro-me ao inacabado “BilderAtlas Mnemosyne” de Aby Warburg. Concomitantemente, apresentam-se obras de expressão variada, que se constituem como campos meta-artísticos, que entram em relação, de forma remissiva com os conceitos teóricos que vão surgindo. Estas obras são encontradas nas artes visuais, no cinema e na literatura, para além de outras que se encontram em territórios de passagem, entre a arte e o documento. De notar que algumas desta obras estão fixadas na história de arte moderna e contemporânea e são colocadas em filiação com algumas das minhas obras, em fotografia e vídeo, que apresentam sintomas arquivísticos e que, por serem anteriores ao curso de doutoramento, se incluem neste estado da arte. A segunda parte desta tese, para além de retomar algumas questões teóricas e introduzir outros pensadores, analisa, demoradamente, o meu trabalho de prática artística, concretizado durante os quatro anos deste curso de doutoramento. Este trabalho desenvolveu-se a partir da análise do meu arquivo fotográfico, que abrange o período de 1988 a 2014, mas também se criaram peças motivadas pela temática do arquivo e da memória, por serem a substância desta tese. Tal como no atlas de Warburg, tentei construir constelações de imagens, numa temporalidade larga (1988 a 2014), num espirito de hiperligação, a partir da expressividade icónica das fotografias no meu arquivo. Neste período, para além dessa investigação arqueológica para ver os milhares de negativos acumulados, dediquei a minha prática artística, em exclusividade, ao tema da dissertação, resultando esta investigação estética nos trabalhos práticos mostrados em quatro exposições e na edição de um livro, entre 2011 e 2014: “Arquivo #0”, no Centro de Artes Visuais” de Coimbra; “Arquivo e Alteridade” na galeria VPF Cream em Lisboa; “Arquivo e Nostalgia” nos Ateliers Concorde em Lisboa e na exposição de doutorandos no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra; “Arquivo e Domicílio”, no Arquivo Municipal Fotográfico de Lisboa; o livro “Unpacking: a desiere for the archive”, editado pela StolenBooks, em Lisboa.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectArtepor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectArquivopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectArte Contemporânea-
dc.titleArquivo e Memória: circuito mnemónicospor
dc.typedoctoralThesis-
dc.identifier.tid101449887-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1638-8188-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento
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