Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26105
Título: Primeira gravidez na adolescência versus idade adulta: estudo comparativo em contexto angolano
Autor: Domingos, Rangel de Assunção Francisco 
Orientador: Sotero, Luciana
Major, Sofia de Oliveira
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Primeira gravidez na adolescência versus idade adulta: estudo comparativo em contexto angolano
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O percurso da vida humana é marcado por diversos momentos, cada um com a sua relevância, beleza ou a experiência que deixa. A gravidez constitui um desses momentos, pois é um momento muito marcante, independentemente do contexto em que ocorre e fundamentalmente pelo momento da vida da mulher em que ela acontece. Deste modo, o presente estudo foi desenvolvido fundamentalmente com o objetivo de comparar o perfil sociodemográfico e familiar de primigestas adultas e adolescentes em Angola, analisando também as principais diferenças ao nível do funcionamento familiar e das práticas educativas. Por outro lado, procedeu-se à comparação das gestantes quanto à história de psicopatologia, história de gravidez na adolescência na família, consumo e abuso de drogas e álcool, percurso escolar e vida amorosa/ sexual. A amostra foi constituída por 120 grávidas (60 adolescentes e 60 adultas), residentes na Província da Huila, Município do Lubango. O protocolo de investigação foi composto por quatro instrumentos de avaliação, nomeadamente: um Questionário Sociodemográfico, um Questionário de Recolha de Dados acerca da Grávida, o Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation-15 (SCORE-15; Fay et al., in press; tradução portuguesa: Relvas, Vilaça, Sotero, Cunha, & Portugal, 2010) e o Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU; Arrindell et al., 1994, citados por Canavarro, 1996). Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de gestantes em determinadas variáveis (e.g., estado civil, conhecimento de contracetivos viver com o progenitor, desejo de maternidade, motivos para engravidar, etc.), o que vai de encontro à literatura existente acerca desta temática. Relativamente aos resultados acerca do funcionamento familiar (avaliado através do SCORE-15) e às práticas educativas (avaliadas através do EMBU), foram igualmente encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos.
The course of human life is marked by several times, each with its relevance, beauty or experience that leaves. Pregnancy is one of those moments, because it is a very striking, regardless of the context in which it occurs and fundamentally for the moment on a woman's life when it happens. The present study was developed primarily with the purpose of comparing the sociodemographic and family characteristics of first pregnancies adults and adolescents in Angola, analyzing the main differences in family functioning and educational practices. Further, we compared both groups according to the history of psychopathology, adolescent pregnancy in the family, use and abuse of drugs and alcohol, school career and love/sexual life. The sample consisted of 120 pregnant women (60 adolescents and 60 adults) from Huíla Province, Lubango city. The research protocol was composed of four assessment instruments, namely: a Sociodemographic Questionnaire, a Questionnaire to collect Data about the Pregnancy, the Systemic and Clinical Outcome Routine Evaluation-15 (SCORE-15; Fay et al., in press; Portuguese translation: Relvas, Vilaça, Sotero, Cunha, & Portugal, 2010). and the Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU; Arrindell et al., 1994, cited by Canavarro, 1996). We found statistically significant differences in certain variables (e.g., marital status, knowledge of contraceptives, living with the father of the child, the desire for maternity, reasons for getting pregnant, etc.), which are in aggrement with the existing literature in this field. Results about family functioning (measured by SCORE-15) and educational practices (assessed by the EMBU) were also statistically significant.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26105
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_RangelDomingos.pdf536.73 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

675
Visto em 16/abr/2024

Downloads

162
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.