Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25987
Title: Os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo dos estudantes universitários
Authors: Ribeiro, Ana Beatriz Faria 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Keywords: Cultura de aprendizagem
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo dos estudantes universitários
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente investigação assenta na premissa de que a cultura orientada para a aprendizagem de uma organização influencia as atitudes e os comportamentos no trabalho dos colaboradores (Chaves, 2011). Este estudo tem um plano correlacional e utilizou o método do questionário para recolher dados com o objectivo de compreender os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo, e o papel da motivação intrínseca como variável moderadora. Os resultados, tendo por base uma amostra de 182 estudantes universitários, sugerem que as variáveis tomadas como dependentes são influenciadas positivamente pela cultura de aprendizagem. Adicionalmente, a motivação intrínseca modera a relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho de tarefa, entre a cultura de aprendizagem e a comunicação e entre a cultura de aprendizagem e a inovação, incrementando os seus efeitos. Deste modo, este estudo apoia o fomento e o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem nas instituições do ensino superior.
This investigation is based on the premise that a learning culture of an organization influences the attitudes and the behaviors of the employees at work (Chaves, 2011). This research has a correlation design and uses the questionnaire method for collecting data with the goal of understanding the effects of a learning culture on the variables performance, satisfaction, innovation, and affective well-being, and the role of intrinsic motivation as moderator variable. The results, based on a sample of 182 college students, suggest that the variables taken as dependents are positive influenced by learning culture. Furthermore, intrinsic motivation moderates the relation between learning culture and performance, between learning culture and communication and between learning culture and innovation, increasing their effects. In this sense, this research supports the promotion and the development of a learning culture in higher education institutions.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25987
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ana Beatriz Ribeiro.pdf813.71 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

235
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

71
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.