Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25912
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPessoa, Teresa-
dc.contributor.authorGomes, Ana Filipa Coelho-
dc.date.accessioned2014-06-04T11:05:11Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25912-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Pedagogia Universitária) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractNas últimas décadas deram-se grandes evoluções e revoluções, na sociedade, no ensino e na saúde. Para acompanhar estas evoluções o ensino de enfermagem, baseado em modelos já obsoletos, transformou-se aderiu a uma nova filosofia de formação: o ensino reflexivo. Dentro desta nova filosofia de ensino inclui-se uma metodologia de ensino também acolhida no ensino de enfermagem: o uso de portfolios, com o intuito de facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros profissionais. Este estudo tem como principal objectivo: saber que contributos trouxe o uso do portfolio no desenvolvimento de competências dos enfermeiros que utilizaram o portfolio enquanto estudantes. Foram distribuídos questionários à amostra de enfermeiros e realizada a respectiva análise de conteúdo. Verificou-se que os enfermeiros identificam o portfolio como tendo sido uma estratégia de ensino que contribuiu para o desenvolvimento de competências de enfermagem como: valorização profissional (87,5%); comunicação e relações interpessoais (75%); promoção da saúde (50%); colheita de dados (50%); cuidados de saúde interprofissionais (50%); melhoria da qualidade (50%) e formação contínua (50%).pt
dc.description.abstractIn the last few decades great evolutions and revolutions happened, in the society, education and in health care. To follow these evolutions the nurse teaching courses, based on obsolete models, evolved in to a new teaching philosophy: reflective practice. Inside of this new teaching philosophy, portfolios a new educational methodology was also embraced by Nursing, with the main purpose of facilitating personal and professional development of future professionals. This study’s main goal is: to know what contributions has the use of the portfolio brought in to the development of nursing skills for the nurses who had used the portfolio while students. Questionnaires were distributed to the nurses that are part of the study, and carried through content analysis. It was verified that the nurses identify the portfolio as an educational strategy that contributed for their development of nursing skills such as: professional valorization (87.5%); interpersonal communication and relations (75%); health promotion (50%); collecting data (50%); interprofessionals health care (50%); quality improvement (50%) and continued education (50%).pt
dc.description.abstractLes dernières décades, la société a subi grandes évolutions et révolutions en ce qui concerne l’enseignement et la santé. Pour accompagner cette évolution, l’enseignement donné aux infirmiers, basé sur des modèles inusités, s’est transformé, en s’attachant à un nouveau modèle de formation: l’enseignement réflexif. Cette nouvelle philosophie d’enseignement/ apprentissage comprend une méthodologie qui est aussi appliqué au métier d’infirmier: l’utilisation de portfolios dont l’objectif est de faciliter le développement personnel et professionnel des futurs infirmiers. Ce travail a un objectif clair: connaître la contribution qui a apporté l’utilisation d’un portfolio au développement des compétences des infirmiers qui ont utilisé le portfolio en tant qu’étudiants. On a distribué des enquêtes et après on a procédé à leur analyse. On a vérifié que les infirmiers affirment que le portfolio a été une stratégie d’enseignement qui a contribué au développement des compétences des infirmiers telles que: valorisation professionnelle (87,5%); communication et relations interpersonnelles (75%); promotion de la santé (50%); récolte d’informations (50%); soins de santé interprofessionnels (50%); amélioration de la qualité (50%) et formation continue (50%).pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPortfoliopt
dc.subjectAluno de enfermagempt
dc.titleContributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagempt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleContributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagempor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2010-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Mestrado-Ana Filipa Gomes.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,903
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

1,348
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.