Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25906
Title: Estudo exploratório sobre o pensamento reflexivo de adultos certificados pelo processo de RVCC de nível secundário
Authors: Franco, Carla Maria Tavares 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Keywords: Educação de adultos; Pensamento reflexivo; Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Estudo exploratório sobre o pensamento reflexivo de adultos certificados pelo processo de RVCC de nível secundário
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Não basta ser adulto para se possuir o pensamento reflexivo, nem a idade, por si, o desenvolve. Todas as investigações mostram que é preciso mais! São já numerosas as pesquisas sobre o pensamento reflexivo com adultos a frequentar o ensino superior. Todavia, o mesmo não acontece com todos aqueles que detêm um nível de estudos inferior, não se sabendo com clareza, que tipo de pensamento tendem a alcançar. Sabemos que o referencial de competências-chave do 12º ano assenta no pressuposto de que os adultos que obtêm este grau académico, através dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, devem possuir um nível substancial de capacidade reflexiva. O nosso estudo pretende precisamente explorar o pensamento reflexivo de adultos certificados pelos processos referidos, ao nível secundário. Para o efeito, foram entrevistados dez adultos, através de entrevistas semi-estruturadas, em que se obtiveram elementos sobre a percepção dos próprios relativamente a mudanças ocorridas, na sua forma de pensar, através da participação no processo, bem como se avaliou o seu tipo de pensamento através do recurso a três dilemas, baseados no modelo teórico de King e Kitchener (1994) e na entrevista do juízo reflexivo das mesmas autoras. Os dados foram recolhidos entre Outubro de 2010 e Novembro de 2010 e os principais resultados indicam que a participação no processo de RVCC-NS, do ponto de vista dos entrevistados, originou mudanças a vários níveis. No entanto, o nível de sofisticação de pensamento destes adultos, tal como evidenciado pelas respostas aos dilemas, tende a não ser elevado. Assim, o nosso estudo parece estar em consonância com o referenciado por King e Kitchener (1994), quanto ao lento desenvolvimento das estruturas de pensamento reflexivas, bem como à importância dos estudos superiores para as desenvolver.
To be an adult is not enough to show the reflective thinking and age, as itself, doesn’t develop it. All investigations point to the fact that much more is needed. There are already a number of researches about reflective thinking with adults attending higher education. However, the same doesn’t happen with those with lower education; it is not certain what kind of thinking they tend to achieve. We acknowledge that the Key Competences Reference for the 12th grade is based on the assumption that the adults achieving this grade, through the processes of recognition, validation and certification of competences, should acquire a substantial level of reflexive capacity. Our research intends, precisely, to explore the reflective thinking of adults, certified by these processes, on the secondary level. For that purpose, we have interviewed ten adults, through semi-structured interviews, where we could obtain data about their perception concerning changes in their way of thinking as a result of their participation in the process of recognition of prior learning (RPL). Three dilemmas were also presented to the adults to assess their reflective thinking level, based on the King and Kitchener’s (1994) theoretical model and on the interview of the reflective thinking from the same authors. The data were obtained between October 2010 and November 2010 and the main results show that the attending in the RVCC-NS processes, from the interviewed adults’ point of view, led to changes on several levels, but the thinking sophistication level of these adults, according to the answers to the dilemmas, tends to stay low. Therefore our research seems to be in consonance with the King and Kitchener’s (1994) one.
Description: Dissertação de mestrado em Educação especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25906
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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