Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25901
Title: Transferência da aprendizagem: o sentido do saber
Authors: Silva, Catarina Alexandra Pinto da 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Transferência da aprendizagem
Issue Date: 2009
Serial title, monograph or event: Transferência da aprendizagem: o sentido do saber
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Dificilmente aprendemos sem integrar informação nas redes de conhecimento anterior. Mesmo as actividades mais simples, quando aprendidas e repetidas, adquirem alguma significação para o sujeito que as repete fora do seu contexto natural e original de ocorrência. Perante o confronto com uma tarefa desconhecida, evocamos o nosso conhecimento anterior para o aplicar à nova situação. Podemos assim, falar de transferência da aprendizagem, que pode ser entendida como a influência que a aprendizagem anterior exerce no desempenho de uma nova aprendizagem. A transferência da aprendizagem tem sido colocada em lugar de destaque em vários domínios, nomeadamente, ao nível da Psicologia e da Educação. Realizámos um estudo qualitativo exploratório sobre esta temática. Na revisão da literatura analisámos o estado da arte, o que nos permitiu contextualizar e clarificar o tema. No estudo empírico procurámos, por meio da análise de estudos de casos, perceber quais as percepções das participantes em relação à transferência da aprendizagem, conceptualizada, de acordo com o quadro teórico desenhado. Entrevistámos sete docentes, de diferentes áreas disciplinares, todas com experiência ao nível do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Da análise dos resultados concluímos que a noção das docentes face aos significados da transferência da aprendizagem e à identificação de aspectos chave relevantes, aproxima-se daquilo que é conceptualizado na literatura. De uma forma geral, as suas práticas no processo de ensino-aprendizagem são, também, suportadas pelo enquadramento teórico em referência. Reunimos e sintetizámos algumas orientações educativas, com vista à transferência das aprendizagens, que são sugestões para intervenção educativa, na perspectiva do trabalho docente. Não são novas, mas pretendemos dar-lhes relevância, no sentido de poderem ser úteis àqueles que as não têm cristalizadas. Estas têm que ver com a necessidade de uma prática de ensino-aprendizagem ilustrada com exemplos; a significação que os conteúdos ensinados devem ter para o aluno; a necessidade do docente ter em conta a individualidade de cada aluno; o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem que ensine os alunos a transferir.
Learning without adding information to our previous knowledge structures is a very implausible task. Even the simplest activities acquire some signification for the individual who has gain knowledge of them and repeats them even outside of their natural and original context. Whenever we face an unknown task, we rely on our previous knowledge and we apply it on the new situation. This can be described as transfer of learning, a term that can be defined as the influence that previous learning experiences have on the process of a new learning experience. Transfer of learning has been the subject of focus in various domains, namely in the fields of Psychology and Education. We have conducted an exploratory qualitative study on this matter. During the literature review we analyzed the state of the art, which enabled us to clarify the theme and view it in a context. The empirical study, based on analysis of case studies, enabled us to look for the understanding of participants’ perceptions on transfer of learning as it is defined by the designed theoretical framework. Seven teachers of different knowledge fields, all of them with experience at Lower Secondary and Secondary Education, were interviewed. The reading of the results lead us to conclude that the notion teachers have of the significance of transfer of learning and their ability to identify relevant key aspects is in conformity with what is conceptualized by literature. In general, their teaching-learning practices are supported by reference theories as well. We gathered and synthesized some educational guidelines related to transfer of learning, which should be understood as proposals for educational intervention from the perspective of teaching. These guidelines are not new; however we intend to give them further relevance, in order for them to be used by those who have not entirely acknowledged them yet. They focus on: the need of teaching-learning practices based on illustration by examples; the meaning that taught contents should have for the student; the need for the teacher to bear in mind each student’s individuality; the development of a learning environment that teaches students how to transfer.
Nous apprenons à peine difficilement sans intégrer l’information dans les réseaux de la connaissance prise auparavant. Même les activités les plus simples, quand elles sont apprises et répétées, elles acquièrent une signification pour le sujet qui les répète hors de son contexte naturel et originel de l’occurrence. En présence de la confrontation d’une tâche inconnue, on évoque notre connaissance antérieure pour l’appliquer à la nouvelle situation. On peut, ainsi, parler de déplacement de l’apprentissage, qui peut être comprise comme l’influence que l’apprentissage antérieure exerce sur l’accomplissement d’un nouvel apprentissage. Le déplacement de l’apprentissage a été mis en relief en plusieurs domaines, notamment au niveau de la Psychologie et de l’Education. On a fait une étude exploratrice qualitative sur ce sujet. Au moment de la révision de la littérature, on a analysé l’état de l’art, ce qui nous a permis de mettre en contexte et clarifier le thème. Dans l’étude empirique on a cherché, à travers l’analyse de l’étude de cas, à comprendre les perceptions des participantes par rapport au déplacement de l’apprentissage, conceptualisé, selon le tableau théorique dessiné. On a interviewé sept professeurs, de différents domaines disciplinaires, toutes avec de l’expérience au niveau du collège et du lycée. De l’analyse des résultats on peut conclure que la notion des professeurs face aux signifiés du déplacement de l’apprentissage et à l’identification d’aspects clés évidents s’approche de ce qui est conceptualisé par la littérature. D’une façon générale, leurs pratiques dans le domaine de l’enseignement et apprentissage sont aussi supportées par l’encadrement théorique en référence. On a réunit et systématisé quelques orientations éducatives, pour le déplacement des apprentissages, qui sont des suggestions pour l’intervention éducative, dans une perspective du travail de l’enseignant. Elles ne sont pas nouvelles, mais on veut leur donner de l’importance, dans le sens qu’elles peuvent être utiles à ceux qui ne les ont pas cristallisées. Celles-ci ont un rapport avec le besoin d’une pratique d’enseignement et apprentissage illustrées à travers des exemples; la signification que les contenus enseignés doivent avoir pour l’apprenant ; la nécessité que le professeur a de donner de l’importance à l’individualité de chaque élève et le développement d’une ambiance d’apprentissage qui enseigne l’élève à déplacer.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25901
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Catarina Silva.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

2,785
checked on Apr 1, 2020

Download(s) 50

664
checked on Apr 1, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.