Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25840
Title: Atitudes, perceção de autoeficácia e rendimento escolar em matemática: um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico
Authors: Silva, Fernanda Maria Carvalho 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça
Rebelo, Piedade Vaz
Keywords: Auto-eficácia; Rendimento escolar; Aprendizagem da matemática
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Atitudes, perceção de autoeficácia e rendimento escolar em matemática: um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os estados afetivos e motivacionais têm sido reconhecidos como importantes fatores que afetam o sucesso e insucesso escolar, especialmente no caso de alunos que, embora possuindo capacidades intelectuais médias ou acima da média, apresentam um baixo rendimento escolar. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre atitudes, perceção de autoeficácia e o rendimento escolar em matemática procurando contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem explicar o desempenho escolar dos alunos. Deste modo, procedeu-se a uma contextualização do estudo, abordando a evolução do ensino, aprendizagem e rendimento escolar em matemática nos últimos anos e analisaram-se os conceitos de atitude, atribuições causais e autoeficácia, descrevendo as suas funções e dimensões. O estudo empírico, de natureza não experimental com recurso ao inquérito e a uma amostra não probabilística, foi realizado com 170 alunos do segundo ciclo do ensino básico (5.º e 6.º de escolaridade), de uma escola do concelho da Figueira da Foz. Como instrumentos utilizaram-se as Escalas de Atitudes em Relação à Matemática revista (EARM-R), de Autoeficácia em Matemática (MSES) e um questionário sóciodemográfico construído para o efeito. Os resultados obtidos mostram que o rendimento em matemática se encontra relacionado positiva e significativamente com as variáveis em estudo. As análises de correlação indicam que as atitudes face à matemática estão relacionadas positivamente com o rendimento escolar na matemática. Adicionalmente, as análises de regressão linear indicam que o rendimento em matemática pode ser significativamente previsto quer pelas atitudes quer pela perceção autoeficácia, sendo que o efeito da autoeficácia se revela mais forte do que as atitudes à medida que o ano letivo avança. Os dados, corroborados pela literatura existente, mostram também a relação inversa entre a idade do aluno e as atitudes em relação à matemática, sendo estas gradualmente mais negativas à medida que a idade aumenta. O mesmo acontece com os alunos com retenções no seu percurso escolar, quando comparados com os seus colegas sem retenções no percurso de aprendizagem que apresentam expetativas de eficácia mais elevadas face à matemática. Os resultados sugerem também a necessidade de promover nos alunos atitudes e expetativas de eficácia positivas face à matemática.
The motivational and affective states have been recognized as important factors that affect the success and failure at school, especially for students who though possessing intellectual capacities medium or above average, have a low academic performance. The purpose of this study is to analyze the relationship between attitudes, perceptions of self-efficacy and mathematics achievement, seeking to contribute to a better understanding of the factors that may explain the students’ academic performance. So, proceeded to the context of the study, addressing the evolution of teaching, learning and school performance in mathematics in recent years and analyzed the concepts of attitude, self-efficacy and causal attributions, describing their functions and dimensions. The empirical study of non-experimental nature with the use of a survey and a non-probabilistic sample was canied out with 170 students from the middle school students (in 5th and 6th grade) in a school near Figueira da Foz. Data were obtained from the following instruments: Scale of Attitudes towards Mathematics – Review (EARM-R), Mathematics Self-Efficacy Scale (MSES) and a Sociodemographic Questionnaire, constructed for the purpose. The results showed that Math achievement is positive and significantly explained by the chosen variables. Correlations analyses indicate that attitudes to mathematics are positively related to academic achievement in mathematics. Additionally, the analyses of linear regression indicate that the performance in mathematics can be significantly predicted both by the attitudes and by the self-efficacy, thus the effect of self-efficacy is much stronger than the effect of attitudes as the school year moves forward. Data, corroborated by the literature in the area, also show the inverse relationship between age and students attitudes towards mathematics, which are gradually more negative as age increases. The same happens with students with retentions in their school career, when compared with their peers without retentions in their learning path, which have higher mathematics self-efficacy expectations. The results also suggest that efforts are needed for promoting positive attitudes and efficacy expectations towards Mathematics in students.
Description: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25840
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

359
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

463
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.