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Título: O bem-estar subjetivo na adolescência: contributo das variáveis sociodemográficas, personalidade e espiritualidade
Autor: Azevedo, Maria João Sá 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Bem-estar subjectivo - adolescente
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: O bem-estar subjetivo na adolescência: contributo das variáveis sociodemográficas, personalidade e espiritualidade
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo tem como objetivo esclarecer as relações que o bem-estar subjetivo, as variáveis sociodemográficas, as variáveis de personalidade/autoestima e as variáveis de espiritualidade estabelecem entre si. Mais especificamente, pretende-se avaliar se as variáveis de espiritualidade são melhores preditoras do bem-estar subjetivo do que as variáveis sociodemográficas e de personalidade/autoestima. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 488 adolescentes, tendo sido aplicada uma bateria de questionários. Através das análises de regressões múltiplas hierárquicas conclui-se que apesar das variáveis de personalidade/autoestima, serem as melhores preditoras do bem-estar subjetivo, as variáveis de espiritualidade também se revelam preditoras significativas. Os resultados obtidos representam um passo importante para a compreensão do bem-estar subjetivo nesta etapa de vida, bem como para a definição de intervenções que visem a sua promoção.
The present study has the objective to explain the relationships that subjective well-being, sociodemographic, personality/self-esteem and spirituality variables establish among themselves. Specifically, intend to assess if the variables of spirituality are better predictors of subjective well-being comparing with the sociodemographic and personality/self-esteem variables. For this purpose, was used a sample of 488 teenagers, having been applied a questionnaires battery. The hierarchical multiple regression analyzes concluded that despite the personality/self-esteem variables, rich the best predictors of subjective well-being; spirituality variables also reveal significant predictors. The results represent an important step to the understanding of subjective well-being in this stage of life, and stretch the definition of interventions regarding their promotion.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25720
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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