Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25681
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.advisorBidarra, Maria da Graça-
dc.contributor.authorOliveira, Helena Maria Beirão Amaral de-
dc.date.accessioned2014-05-08T08:59:40Z-
dc.date.available2014-05-08T08:59:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25681-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo analisar a relação entre a Avaliação Externa de Escolas e os resultados dos alunos nos exames nacionais do 9º. 11º e 12º anos, expressos nos rankings das escolas. Para o efeito procedemos à revisão da literatura especializada no domínio da eficácia e avaliação de escolas, seguida da problematização dos rankings. Posteriormente, num estudo empírico de natureza documental, criámos uma base de dados com um grupo de escolas da zona centro, que no ano letivo 2011-2012 tinham sido sujeitas ao segundo ciclo de avaliação externa, analisando a relação entre as posições ocupadas nos rankings nacionais (9.ºano, 11º ano e 12.º ano) e as classificações atribuídas pela Inspeção-Geral da Educação no processo de avaliação externa dessas mesmas escolas. Os dados revelam a existência de relação significativa entre posição no ranking e a classificação no domínio Resultados no quadro de AEE, não se revelando significativa relativamente aos restantes domínios. Todavia, admitíamos que essa relação seria mais elevada no segundo ciclo de AEE dado que se verificou uma contextualização quer dos rankings quer dos resultados académicos na AEE, o que só se verificou nos nossos dados relativos às escolas secundárias. Acresce, no entanto que a contextualização ao nível dos rankings e ao nível dos resultados académicos na AEE não obedece exatamente aos mesmos critérios.por
dc.description.abstractThis thesis aimed to study the relationship between the external school’s evaluation and the student's results in national tests of the ninth, eleventh and twelfth forms, expressed in the rankings of schools. To achieve this purpose we performed a revision of the specialized literature in the field of effectiveness and school’s evaluation, followed by the approach of the ranking and their equation. Subsequently, in an empirical study of documental nature, we created a database based on the marks obtained by students from schools in the centre region within the external evaluation of schools that in the academic year of 2011-2012 had been subjected to the second round of external evaluation and their positions held in national rankings (9th, 11th, 12th). The data reveals the existence of a significant relation between ranking and classification results in the field under the External Evaluation of Schools (ESA). However we admitted that this relationship would be higher in the second cycle of ESA since there was a contextualization of both the rankings and the academic results in ESA, which could only be found in our data for secondary schools. In addition, however, that the context in terms of rankings and the level of academic achievement in the ESA does not obey exactly to the same criteria.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação externa de escolaspor
dc.subjectRanking de escolaspor
dc.titleRankings e avaliação externa de escolas: que relação?por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRankings e avaliação externa de escolas: que relação?por
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443732-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7150-4087-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese - Helena Oliveiral.pdf900.03 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,507
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

303
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.