Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25681
Título: Rankings e avaliação externa de escolas: que relação?
Autor: Oliveira, Helena Maria Beirão Amaral de 
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Bidarra, Maria da Graça
Palavras-chave: Avaliação externa de escolas; Ranking de escolas
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Rankings e avaliação externa de escolas: que relação?
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar a relação entre a Avaliação Externa de Escolas e os resultados dos alunos nos exames nacionais do 9º. 11º e 12º anos, expressos nos rankings das escolas. Para o efeito procedemos à revisão da literatura especializada no domínio da eficácia e avaliação de escolas, seguida da problematização dos rankings. Posteriormente, num estudo empírico de natureza documental, criámos uma base de dados com um grupo de escolas da zona centro, que no ano letivo 2011-2012 tinham sido sujeitas ao segundo ciclo de avaliação externa, analisando a relação entre as posições ocupadas nos rankings nacionais (9.ºano, 11º ano e 12.º ano) e as classificações atribuídas pela Inspeção-Geral da Educação no processo de avaliação externa dessas mesmas escolas. Os dados revelam a existência de relação significativa entre posição no ranking e a classificação no domínio Resultados no quadro de AEE, não se revelando significativa relativamente aos restantes domínios. Todavia, admitíamos que essa relação seria mais elevada no segundo ciclo de AEE dado que se verificou uma contextualização quer dos rankings quer dos resultados académicos na AEE, o que só se verificou nos nossos dados relativos às escolas secundárias. Acresce, no entanto que a contextualização ao nível dos rankings e ao nível dos resultados académicos na AEE não obedece exatamente aos mesmos critérios.
This thesis aimed to study the relationship between the external school’s evaluation and the student's results in national tests of the ninth, eleventh and twelfth forms, expressed in the rankings of schools. To achieve this purpose we performed a revision of the specialized literature in the field of effectiveness and school’s evaluation, followed by the approach of the ranking and their equation. Subsequently, in an empirical study of documental nature, we created a database based on the marks obtained by students from schools in the centre region within the external evaluation of schools that in the academic year of 2011-2012 had been subjected to the second round of external evaluation and their positions held in national rankings (9th, 11th, 12th). The data reveals the existence of a significant relation between ranking and classification results in the field under the External Evaluation of Schools (ESA). However we admitted that this relationship would be higher in the second cycle of ESA since there was a contextualization of both the rankings and the academic results in ESA, which could only be found in our data for secondary schools. In addition, however, that the context in terms of rankings and the level of academic achievement in the ESA does not obey exactly to the same criteria.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25681
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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