Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25644
Title: | Representações sociais de estudantes universitários acerca de pessoas com deficiência mental e sua integração socioprofissional | Authors: | Estanqueiro, João Pedro do Vale | Orientador: | Migue, Isabel Cerca | Keywords: | Deficiência mental; Representações sociais; Integração profissional - deficiente mental | Issue Date: | 21-Feb-2014 | Serial title, monograph or event: | Representações sociais de estudantes universitários acerca de pessoas com deficiência mental e sua integração socioprofissional | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente estudo teve como principal objetivo aprofundar o
conhecimento acerca das representações sociais da pessoa com deficiência
mental numa amostra de 171 estudantes universitários, refletindo sobre
implicações para a integração socioprofissional deste grupo social. Uma
revisão de literatura existente revelou uma escassez de estudos sobre esta
temática pelo que se optou por um design exploratório para o estudo. Assim,
pediram-se aos participantes que atribuíssem uma série de traços de
personalidade a três condições: pessoa com deficiência mental, pessoa com
sucesso profissional e pessoal e pessoa que se conhece bem. Na análise de
dados, utilizaram-se estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória de
componentes principais e testes de hipóteses em relação a eventuais efeitos
de proximidade nas representações das pessoas com deficiência mental. Os
resultados demonstram uma imagem da pessoa deficiente mental marcada
por grande dependência e incapacidade e, simultaneamente, diferenças
consideráveis no que respeita às características necessárias ao êxito
profissional e pessoal. Adicionalmente, os resultados sugerem um efeito do
nível de proximidade em algumas componentes específicas das
representações sociais da pessoa com deficiência mental. Conclui-se que os
dados traduzem uma realidade onde ainda existem sérias barreiras
psicossociais no processo de integração socioprofissional. The present study had the main goal of deepening the knowledge on the social representations of intellectually disabled people and their socioprofessional integration, in a sample composed of 171 university students. A review of the existing literature showed that the information about the topic is rather limited, what lead us to choose an exploratory design for the study. In this sense, participants were asked to attribute a list of personality characteristics to three different conditions: a person with intellectual disability, a person with professional and personal success and a person who the participants are acquainted to. The data analysis consisted of descriptive statistics, principal components analysis and hypothesis testing about eventual proximity effects in the construction of the social representations of intellectually disabled people. The results showed an image of incapacity and dependency associated with the intellectually disabled people and considerable differences in relation to characteristics that are considered necessary to have professional and personal success. Additionally, the results suggest an effect of the level of proximity in some specific components of the social representations of intellectual disability. Altogether, we conclude that there are still serious psychosocial barriers to the process of socioprofessional integration. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25644 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese - João Pedro Estanqueiro.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
299
checked on Mar 26, 2024
Download(s) 50
317
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.