Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25543
Título: Habilitar o devoluto : (re) caracterização sustentável dos jardins do Mondego
Autor: Teixeira, Paulo Alexandre Pereira 
Orientador: Cardielos, João Paulo
Palavras-chave: Reabilitação urbana, Coimbra, estudo; Desenvolvimento urbano sustentável; Coimbra
Data: Dez-2013
Citação: Teixeira, Paulo Alexandre Pereira - Habilitar o devoluto : (re) caracterização sustentável dos jardins do Mondego. Coimbra, [s.n.], 2013.
Resumo: O futuro das nossas cidades passará pela reabilitação urbana e pela adaptação do parque edificado segundo as necessidades da sociedade de consumo em que vivemos. É, nesta conjuntura economicista do mundo atual, que a arquitetura tem a oportunidade de se assumir como meio transformador de hábitos, de introduzir preocupações e, assim, melhorar as “performances”, a qualidade de vida e a eficiência da cidade. Existem várias opções e estratégias de desenho que possibilitam aos arquitetos chegar a soluções de intervenção diferentes para obter o mesmo resultado, cumprindo os mesmos objetivos, os mesmos propósitos e as mesmas ambições, capazes de estimular esta mudança ético-estético-comportamental e, com isso, mudar a paisagem – sociocultural, ambiental e económica – das cidades. Atendendo às metas que se têm vindo a conformar, delineadas pelos Estados Membros, relativamente às exigências de conforto interior, de desempenho e eficiência energética, revela-se pertinente recaracterizar todo o parque edificado existente, em particular, situações obsolescentes e cicatrizes urbanas como se apresenta, por exemplo, a urbanização Jardins do Mondego, em Coimbra, considerando as oportunidades de resposta, transformação e adaptação que lhes estão especificamente associadas, bem como o ensejo de alavancar novos padrões de desenvolvimento urbano aliados à potenciação do investimento inicial, reforço da visibilidade e da atratividade do lugar. É essencial, perante cicatrizes urbanas, ambicionar uma nova arquitetura, um novo projeto que as recoloque à altura do seu próprio tempo e dos seus próprios desafios.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25543
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

288
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

577
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.