Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25440
Title: Dimensão do estado e crescimento económico em países emergentes : uma análise aplicada
Authors: Rodrigues, Gil Alexandre de Castro Ferreira Braga 
Orientador: Simões, Marta
Keywords: Crescimento económico; Intervenção do estado; Economias emergentes
Issue Date: 21-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Rodrigues, Gil Alexandre de Castro Ferreira Braga - Dimensão do estado e crescimento económico em países emergentes : uma análise aplicada, Coimbra, 2014
Abstract: Nos últimos anos tem existido um grande debate na literatura sobre o crescimento económico, acerca da importância da intervenção do Estado na economia, com principal foco em economias desenvolvidas. O presente trabalho analisa a relação entre a intervenção do Estado e o crescimento económico para 28 economias emergentes, no período de 1980 a 2010. Através da estimação de painéis estáticos de uma regressão de crescimento à Barro foi possível concluir que os resultados não se apresentam estatisticamente signi cativos para o consumo público, investimento público ou para as despesas relacionadas com as funções sociais do Estado, em concreto, educação e saúde. Parecem assim apontar para a não relevância, em termos de crescimento económico, da intervenção do Estado no tipo de países em análise - economias ditas emergentes -, cujo crescimento económico, de acordo com a nossa análise, foi sobretudo in uenciado pelo mecanismo de convergência, investimento privado e taxa de crescimento da população. Contudo, as conclusões para amostras mais reduzidas parecem divergir das restantes. Deste modo, percebe-se que a disponibilidade de dados para a maioria das categorias de despesa do Estado consideradas, é o principal entrave para realizar uma investiga- ção mais pormenorizada relativa ao papel da composição da despesa pública sobre o crescimento económico.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia do Crescimento e as Políticas Estruturais), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25440
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho Projeto - Gil Rodrigues.pdf949.41 kBAdobe PDFView/Open
base de dados.xls376 kBMicrosoft ExcelView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

421
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,425
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.