Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25421
Título: Um novo modelo híbrido multivariado entre uma rede neuronal artificial e um modelo ARIMA para a previsão de taxas de câmbio
Autor: Martins, Gil Gonçalo Freire 
Orientador: Bação, Pedro
Palavras-chave: Previsão de taxas de câmbio; Redes neuronais artificiais; Modelo ARIMA; Modelo híbrido; Algoritmo genético
Data: 21-Fev-2014
Editora: FEUC
Citação: Martins, Gil Gonçalo Freire - Um novo modelo híbrido multivariado entre uma rede neuronal artificial e um modelo ARIMA para a previsão de taxas de câmbio, Coimbra, 2014.
Resumo: Apesar dos muitos modelos propostos, é notória a dificuldade na previsão de taxas de câmbio. Estudos recentes com redes neuronais artificiais (RNA) sugerem que estas podem ser uma alternativa a outros modelos para a realização de previsões, quando existem não lineari-dades nas séries temporais. Este estudo propõe uma abordagem multivariada, aplicando um modelo hibrido entre uma RNA e um ARIMA, de forma a aumentar a capacidade de previsão da RNA, dado que uma série temporal pode possuir componente não linear e linear. Imple-mentando primeiro um algoritmo genético adaptativo para construir a estrutura da RNA, são consideradas duas taxas de câmbio mensais e semanais do Euro e do Yen contra o Dólar, para inferir sobre a qualidade do modelo hibrido multivariado proposto face a outros modelos. Os resultados empíricos das previsões fora da amostra, indicam que para as séries mensais o mo-delo hibrido não é vantajoso, devido à não existência de não linearidades nestas. No entanto para séries semanais, obtêm-se vantagens da utilização do modelo hibrido. Assim uma abor-dagem hibrida multivariada pode ser pertinente para a previsão taxas de câmbio semanais e possivelmente diárias, ao invés da utilização dos modelos individuais ou híbridos univariados.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Bação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25421
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
t_mod.pdf1.42 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

386
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

381
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.