Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25420
Título: Análise do efeito das atividades de IDI nos resultados de uma empresa de base tecnológica
Autor: Filipe, Susana Isabel Ferraria 
Orientador: Augusto, Mário
Tavares, Ricardo
Palavras-chave: Critical Software, S.A.,; Inovação; Inovação de produto; Investigação e desenvolvimento
Data: 20-Fev-2014
Editora: FEUC
Citação: Filipe, Susana Isabel Ferraria - Análise do efeito das atividades de IDI nos resultados de uma empresa de base tecnológica, Coimbra, 2014.
Resumo: O presente relatório tem como propósito descrever as diferentes tarefas que foram efetuadas durante o estágio curricular, realizado no departamento financeiro da empresa Critical Software, S.A., no âmbito do Mestrado em Economia, enquadrando-se na temática referente à análise do efeito das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) nos resultados de uma empresa de base tecnológica. Pretende-se ilustrar de uma forma sucinta o impacto que as atividades de IDI têm nos resultados da Critical Software, S.A., estabelecendo relação com o Sistema de Gestão de IDI implementado pela empresa, do qual adquire certificação. Nas tarefas realizadas, deu-se especial enfoque aos resultados gerados pela inovação através de um report do produto, onde através da análise de diversos indicadores financeiros se podem fazer avaliações a curto e médio prazo para a viabilidade dos projetos em questão. Com o intuito de suprir as limitações dos indicadores utilizados para medir os resultados da inovação de produto em projetos de I&D, foi preparado um inquérito dirigido aos principais responsáveis por cada projeto, sendo as unidades de análise dezasseis projetos de I&D já concluídos. Os resultados obtidos neste relatório demonstram que os produtos são o principal tipo de inovação resultante dos projetos de I&D analisados e que apesar da maioria dos objetivos previstos para os projetos serem concretizados de forma satisfatória, gerarem avanço tecnológico e benefícios de variadas naturezas para a organização, na opinião dos inquiridos, o seu grau de aceitação e inserção no mercado fica aquém do esperado, não tendo ainda um aumento significativo ao nível das vendas ou da produtividade da organização.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Mário Augusto e Ricardo Tavares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25420
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_Susana Filipe.pdf1.27 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

395
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

380
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.