Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25321
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | - |
dc.contributor.author | Dinis, Ana Cristina Alves Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-13T10:18:36Z | - |
dc.date.available | 2014-03-13T10:18:36Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/25321 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O Apoio Social (instrumental, emocional, informativo e avaliativo) abrange recursos, sistemas de apoio e avaliação por parte do indivíduo que recebe a ajuda. Quando eficaz e de qualidade, desenvolve a identidade pessoal e favorece o bem-estar e sucesso académico. Desta forma é de grande interesse compreender, avaliar e analisar os níveis de adaptação, suporte social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior, em particular, os alojados em residências universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra no ano letivo 2012/2013. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo a compreensão do contributo que possam ter as dimensões do Questionário de Vivencias Académicas (QVA-r) e do Questionário de Suporte Social (SSQ6) para o Bem-estar subjetivo (avaliado através da Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e da Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo (PANAS) dos estudantes das residências universitárias. | por |
dc.description.abstract | The Social Support (instrumental, emotional, informational and evaluative) covers resources, support systems, and evaluation by whom receiving help. When the social support are effective and have quality, develops personal identity and promotes the well-being and academic success. Thus it is of great interest to understand, assess and analyze the level of adaptation, social support and subjective well-being of students in higher education, in particular, housed in university residences of Social Services of the Coimbra’s University in the academic year 2012 / 2013. In this sense, the present study has as main objective understanding the contribution that may have the dimensions of Academic Experiences Questionnaire (AEQ-reduce version) and the Social Support Questionnaire (SSQ6) for Subjective well-being (measured by the Scale satisfaction with Life - SWLS) and the Scale of Positive Affect and Negative Affect (PANAS) of students in university residences. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.subject | Bem-estar subjectivo | por |
dc.subject | Apoio social | por |
dc.subject | Aluno do superior | por |
dc.title | Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201465795 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.advisor.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.advisor.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-1733-5854 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Ana Dinis.pdf | 11.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,618
checked on Mar 26, 2024
Download(s) 20
1,814
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.