Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25321
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorDinis, Ana Cristina Alves Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-03-13T10:18:36Z-
dc.date.available2014-03-13T10:18:36Z-
dc.date.issued2013-10-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25321-
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO Apoio Social (instrumental, emocional, informativo e avaliativo) abrange recursos, sistemas de apoio e avaliação por parte do indivíduo que recebe a ajuda. Quando eficaz e de qualidade, desenvolve a identidade pessoal e favorece o bem-estar e sucesso académico. Desta forma é de grande interesse compreender, avaliar e analisar os níveis de adaptação, suporte social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior, em particular, os alojados em residências universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra no ano letivo 2012/2013. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo a compreensão do contributo que possam ter as dimensões do Questionário de Vivencias Académicas (QVA-r) e do Questionário de Suporte Social (SSQ6) para o Bem-estar subjetivo (avaliado através da Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e da Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo (PANAS) dos estudantes das residências universitárias.por
dc.description.abstractThe Social Support (instrumental, emotional, informational and evaluative) covers resources, support systems, and evaluation by whom receiving help. When the social support are effective and have quality, develops personal identity and promotes the well-being and academic success. Thus it is of great interest to understand, assess and analyze the level of adaptation, social support and subjective well-being of students in higher education, in particular, housed in university residences of Social Services of the Coimbra’s University in the academic year 2012 / 2013. In this sense, the present study has as main objective understanding the contribution that may have the dimensions of Academic Experiences Questionnaire (AEQ-reduce version) and the Social Support Questionnaire (SSQ6) for Subjective well-being (measured by the Scale satisfaction with Life - SWLS) and the Scale of Positive Affect and Negative Affect (PANAS) of students in university residences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectBem-estar subjectivopor
dc.subjectApoio socialpor
dc.subjectAluno do superiorpor
dc.titleAdaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitáriaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleAdaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitáriaspor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201465795-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Ana Dinis.pdf11.21 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,618
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,814
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.