Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25321
Title: Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias
Authors: Dinis, Ana Cristina Alves Rodrigues 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Adaptação; Bem-estar subjectivo; Apoio social; Aluno do superior
Issue Date: 30-Oct-2013
Serial title, monograph or event: Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Apoio Social (instrumental, emocional, informativo e avaliativo) abrange recursos, sistemas de apoio e avaliação por parte do indivíduo que recebe a ajuda. Quando eficaz e de qualidade, desenvolve a identidade pessoal e favorece o bem-estar e sucesso académico. Desta forma é de grande interesse compreender, avaliar e analisar os níveis de adaptação, suporte social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior, em particular, os alojados em residências universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra no ano letivo 2012/2013. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo a compreensão do contributo que possam ter as dimensões do Questionário de Vivencias Académicas (QVA-r) e do Questionário de Suporte Social (SSQ6) para o Bem-estar subjetivo (avaliado através da Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) e da Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo (PANAS) dos estudantes das residências universitárias.
The Social Support (instrumental, emotional, informational and evaluative) covers resources, support systems, and evaluation by whom receiving help. When the social support are effective and have quality, develops personal identity and promotes the well-being and academic success. Thus it is of great interest to understand, assess and analyze the level of adaptation, social support and subjective well-being of students in higher education, in particular, housed in university residences of Social Services of the Coimbra’s University in the academic year 2012 / 2013. In this sense, the present study has as main objective understanding the contribution that may have the dimensions of Academic Experiences Questionnaire (AEQ-reduce version) and the Social Support Questionnaire (SSQ6) for Subjective well-being (measured by the Scale satisfaction with Life - SWLS) and the Scale of Positive Affect and Negative Affect (PANAS) of students in university residences.
Description: Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/25321
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Ana Dinis.pdf11.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

894
checked on Apr 8, 2020

Download(s) 20

1,071
checked on Apr 8, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.