Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25321
Title: | Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias | Authors: | Dinis, Ana Cristina Alves Rodrigues | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Keywords: | Adaptação; Bem-estar subjectivo; Apoio social; Aluno do superior | Issue Date: | 30-Oct-2013 | Serial title, monograph or event: | Adaptação académica, apoio social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino superior: um estudo nas residências universitárias | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O Apoio Social (instrumental, emocional, informativo e avaliativo) abrange
recursos, sistemas de apoio e avaliação por parte do indivíduo que recebe a ajuda.
Quando eficaz e de qualidade, desenvolve a identidade pessoal e favorece o bem-estar e
sucesso académico. Desta forma é de grande interesse compreender, avaliar e analisar
os níveis de adaptação, suporte social e bem-estar subjetivo dos estudantes do ensino
superior, em particular, os alojados em residências universitárias dos Serviços de Ação
Social da Universidade de Coimbra no ano letivo 2012/2013. Neste sentido, o presente
estudo tem como principal objetivo a compreensão do contributo que possam ter as
dimensões do Questionário de Vivencias Académicas (QVA-r) e do Questionário de
Suporte Social (SSQ6) para o Bem-estar subjetivo (avaliado através da Escala de
Satisfação com a Vida (SWLS) e da Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo
(PANAS) dos estudantes das residências universitárias. The Social Support (instrumental, emotional, informational and evaluative) covers resources, support systems, and evaluation by whom receiving help. When the social support are effective and have quality, develops personal identity and promotes the well-being and academic success. Thus it is of great interest to understand, assess and analyze the level of adaptation, social support and subjective well-being of students in higher education, in particular, housed in university residences of Social Services of the Coimbra’s University in the academic year 2012 / 2013. In this sense, the present study has as main objective understanding the contribution that may have the dimensions of Academic Experiences Questionnaire (AEQ-reduce version) and the Social Support Questionnaire (SSQ6) for Subjective well-being (measured by the Scale satisfaction with Life - SWLS) and the Scale of Positive Affect and Negative Affect (PANAS) of students in university residences. |
Description: | Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25321 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Ana Dinis.pdf | 11.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,508
checked on Nov 28, 2023
Download(s) 20
1,746
checked on Nov 28, 2023
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.