Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25161
Title: Segmentação 3D do fígado em exames de TEP e TAC
Authors: Mendes, Diana Sofia Xavier 
Orientador: Ferreira, Nuno Chichorro
Silva, José Silvestre Serra da
Keywords: Fígado - magiologia; Processamento de imagem; Tomografia axial computorizada; Tomografia por emissão positrões
Issue Date: 2013
Citation: Mendes, Diana Sofia Xavier - Segmentação 3D do fígado em exames de TEP e TAC. Coimbra, 2013. Tese de Mestrado.
Abstract: A delineação de objetos é uma área muito relevante em visão computacional e na área da medicina. A segmentação de órgãos e estruturas é importante para estudar as suas mudanças morfológicas e as patológicas. Os especialistas desempenham essa tarefa de forma manual, sendo muito demorosa e podendo variar com o médico ou especialista que esteja responsável por esse trabalho, pelo que é importante desenvolver rotinas automáticas ou semi automáticas para melhorar a forma de obtenção de contornos e volumes de objetos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de ferramentas automáticas para a segmentação do fígado usando os dados obtidos através das aquisições das modalidades imagiológicas Tomografia Axial Computarizada (TAC) e Tomografia por Emissão de Positrões (TEP). Neste trabalho é apresentada a segmentação do fígado em diferentes modalidades. O mesmo algoritmo, superfícies ativas, é aplicado às duas modalidades. Uma segmentação usando apenas a informação de TAC, outra usando apenas a de TEP e por último, segmentação usando a informação das duas modalidades TAC e TEP. Para a validação dos algoritmos implementados foi desenvolvida uma interface possibilitando a pessoas especializadas (especialistas de radiologia e medicina nuclear) delinearem os contornos sobre as imagens de cada exame. Estes contornos são considerados como a referência mais próxima da realidade. Os contornos resultantes do algoritmo de segmentação são comparados com a referência e através de métricas de similaridade são quantificados os resultados da comparação. Os resultados obtidos através da segmentação em TAC podem ser considerados bons. A diferença entre as comparações algoritmo-especialista, intra-especialistas e inter - especialistas não são significativas. Nas segmentações usando a modalidade de TEP os resultados não foram tão bons quanto os anteriores, mas ainda assim apresentam boas semelhanças com os contornos dos especialistas. Palavras-chave: Processamento de imagem; segmentação do fígado; tomografia axial computorizada; tomografia por emissão de positrões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25161
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese_diana.pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

549
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

497
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.