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Title: O impacto da experiência dos consumidores no comportamento do consumidor : um estudo entre clientes Sephora
Authors: Santos, Andreia Otelina Gomes dos 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Marketing; Marketing relacional; Comportamento do consumidor; Marketing experiencial; Experiência; Qualidade do relacionamento/serviço; Emoções; Satisfação; Confiança; WOM; Compras por impulso
Issue Date: 23-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Andreia Otelina Gomes do - O impacto da experiência dos consumidores no comportamento do consumidor : um estudo entre clientes Sephora. Coimbra, 2013
Abstract: Num mercado competitivo e globalizado como é o dos dias de hoje, onde as tecnologias se desenvolvem a um ritmo impressionante e muitos produtos se tornam triviais, é indispensável o uso de estratégias de marketing como princípio fundamental para alcançar o sucesso empresarial. Uma vez que a decisão de compra se baseia essencialmente em factos objetivos, constata-se que o marketing tradicional sofreu algumas adaptações no sentido em que as empresas perceberam que o seu foco deve estar voltado para o cliente e não somente para o produto. Atualmente as marcas começam a usar o Marketing Experiencial como estratégia para a criação de valor e de diferenciação entre os concorrentes. Mais do que vender produtos, hoje as marcas começam a criar experiências, sensações, emoções para posteriormente resultarem em lembranças e memórias positivas. O Marketing Experiencial veio então aumentar o grau de envolvimento do consumidor com a marca contribuindo para o enriquecimento da relação. Assim, a presente investigação pretende verificar o impacto da experiência dos consumidores no comportamento do consumidor numa marca específica, a SEPHORA. Para tal serão estudadas temáticas de marketing experiencial, desde a sua base, marketing e marketing relacional, bem como a temática da experiência como fonte de rendimento para as empresas. Por fim, e para sustentar a base teórica, será apresentada a parte prática desta investigação, que engoba a perceção dos consumidores mediante alguns fatores relativamente à marca. Foram realizados 253 questionários onde os consumidores demonstraram que era positivo o impacto das experiências no comportamento do consumidor e ainda as variáveis mais relevante resultantes deste impacto.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24792
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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