Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/24730
Title: Respirar cuidados : contributos para uma análise sociológica das narrativas de experiência das pessoas com asma
Authors: Queirós, Ana Filipa Gamboa 
Orientador: Nunes, João Arriscado
Issue Date: 28-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Queirós, Ana Filipa Gamboa - Respirar cuidados : contributos para uma análise sociológica das narrativas de experiência das pessoas com asma. Coimbra, 2013
Abstract: Esta dissertação explora o modo como as pessoas explicam e atribuem sentido às suas experiências de doença através do estudo de caso da asma, uma doença respiratória crónica que integra o conjunto de doenças definidas como prioridades do Plano Nacional de Saúde. Procurou-se conhecer os modelos explicativos e as trajetórias das pessoas que têm asma; o seu envolvimento com os serviços e com os profissionais de saúde; os modos de lidar com, e gerir a doença; e as alterações na experiência de vida das pessoas com asma. As narrativas dos pacientes sobre a sua experiência de doença dão conta dos processos interpessoais e locais que permitem definir o modo como as pessoas lidam com a doença e com os seus impactos nos mundos em que se desenrola a sua vida quotidiana. A perspetiva singular do sujeito com asma torna-se acessível através das formas como descreve o problema e tenta lidar com ele quotidianamente, mas também através das relações que, durante o seu percurso, vai estabelecendo com os profissionais e serviços de saúde e com os conhecimentos e práticas da biomedicina, e a forma como as suas experiências se aproximam das de outros doentes ou contrastam com estas. Os entendimentos que as pessoas têm sobre saúde e doença são inseparáveis da própria experiência desses estados, e a complexidade dessa experiência afeta, ela própria, a relação que os sujeitos estabelecem com a saúde e o seu envolvimento com os cuidados de saúde. As narrativas dessa experiência são um importante recurso mobilizável pelos doentes com asma para um “trabalho sobre si” que lhes permita incorporar a relação com a doença na procura de um retorno a uma normalidade interrompida pelas manifestações desta.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Arriscado Nunes.
URI: http://hdl.handle.net/10316/24730
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Final_Filipa Queirós_31.08.2013.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,225
checked on Jan 29, 2020

Download(s) 50

345
checked on Jan 29, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.