Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24708
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada com jardim de infância Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma 9ºH no ano letivo de 2012-2013
Autor: Fernandes, Elda Maria Gonçalves 
Orientador: Campos, Maria João
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Data: 2013
Resumo: O Estágio Pedagógico coincide com a última etapa da formação inicial de professores, sendo descrito pela literatura como um período único e significativo na vida pessoal e profissional de qualquer professor. Segundo Piéron (1996), é o verdadeiro momento de convergência, por vezes de confrontação, entre a formação teórica e o mundo real de ensino. O estagiário assume um grande número de responsabilidades do titular da aula num estatuto desconfortável e numa situação que não lhe é familiar. Muitas vezes, trata-se da experiência principal de ensino acompanhado, antes do fim dos estudos e da entrada no mundo profissional. O presente Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que decorreu durante o atual ano letivo de 2012/2013, na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Professor Doutor Ferrer Correia (Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo). As aulas de Educação Física foram lecionadas ao 3.º ciclo, mais precisamente a uma turma do 9.º ano de escolaridade. Ao longo do estágio foram várias as matérias em que recorri à utilização dos jogos reduzidos para o ensino dos jogos desportivos coletivos. A sua implementação é de vital importância para facilitar a aprendizagem dos alunos, pois permite manipular e condicionar as variáveis do jogo, por forma a direcioná-la e adequá-la às diferentes necessidades dos alunos. Para além da análise reflexiva sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo destes noves meses de experiência docente, está integrado neste relatório uma pequena abordagem aos jogos reduzidos através da análise de dados recolhidos durante uma aula de Educação Física da Unidade Didática de Futsal, por forma a aferir se existe uma diferença estatísticamente significativa ao nível da frequência cardíaca e da perceção subjetiva do esforço dos alunos, em situação de jogo reduzido 3x3 e em situação jogo formal 5x5.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24708
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estag.2013_Elda_ Fernandes.pdf884.9 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

242
Visto em 27/ago/2024

Downloads

126
Visto em 27/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.