Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24661
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste dos Santos Romualdo-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorLaranjeiro, Raquel Morais-
dc.date.accessioned2013-12-11T15:32:22Z-
dc.date.available2013-12-11T15:32:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24661-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentado ao Departamento Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractAs representações pictóricas são muito valorizadas nos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo, realizado no âmbito do mestrado em ensino da Biologia e Geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, baseia-se na análise de conteúdo das representações pictóricas (fotografias, ilustrações, gráficos e mapas) de um tema de Biologia, Terra - um planeta com vida, e outro de Geologia, Dinâmica interna da Terra, em seis manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade (três de edições de 2012 e três de edições anteriores). Os objetivos deste estudo foram analisar a relação entre a superfície de texto e de imagem, analisar morfológica e funcionalmente as representações pictóricas, verificar se estas se encontram devidamente legendadas, com escala, indicação da fonte, e comparar as representações dos manuais editados em 2012 com os anteriores. Nas diferentes edições foram analisadas 489 imagens num total de 281 páginas. De uma forma geral, os resultados mostraram que, nos manuais escolares editados em 2012, houve um aumento do número de representações pictóricas. Num total de 281 páginas, a maioria (163) tem a superfície de texto inferior à superfície de imagem e o tipo de representação mais frequente é a fotografia com 244 representações. Relativamente à análise funcional, a função explicativa é a mais comum em todos os manuais. Na sua maioria, as representações pictóricas encontram-se legendadas, mas sem a indicação da escala e da fonte. O aumento da utilização das representações pictóricas nos manuais escolares poderá estar relacionado com o avanço tecnológico e com as diversas possibilidades de impressão gráfica que valorizam e favorecem os manuais. Com este estudo pretende contribuir-se para uma melhoria de futuras edições de manuais escolares relativamente às representações pictóricas.por
dc.description.abstractPictorial representations are highly valued in the processes of teaching and learning. This study, conducted under the master's degree in teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of basic education and secondary education, is based on content analysis of pictorial representations (photographs, illustrations, charts, and maps) of a theme of biology, Earth - a planet with life, and one of Geology, internal dynamics of the Earth in six textbooks of Natural Sciences of the 7th grade (three from 2012 editions and three from previous editions). The objectives of this study were to analyze the relationship between the surface text and image, analyze morphologically and functionally depictions, check whether they are properly labeled with scale and indication of the source, and compare the representations of the textbooks published in 2012 with the previous. In the different editions, 489 images were analyzed in 281 pages. In general, the results showed that in textbooks published in 2012, there was an increase in the number of pictorial representations. In a total of 281 pages, the text surface of the majority (163) is lower than the image surface and the most frequent type of representation is the photograph with 244 representations. Regarding the functional analysis, the explanatory function is the most common in all the textbooks. Most pictorial representations are labeled, but without indication of the scale or source. The increase of the use of pictorial representations in textbooks may be related to the technological advance and the various possibilities of the printing that value and enhance the textbooks. This study is intended to contribute for the improvement of the pictorial representations of the future textbook editions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectRepresentações pictóricaspor
dc.titleRepresentações pictóricas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano: Terra – Um planeta com vida e Dinâmica interna da Terrapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201670194-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório final Raquel Laranjeiro.doc6.11 MBMicrosoft WordView/Open
Capa relatório final Raquel Laranjeiro.doc56 kBMicrosoft WordView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

611
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

420
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.