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Título: Um olhar sobre o ensino e a aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica e da ocupação antrópica e problemas de ordenamento
Autor: Santos, Paulo Sérgio 
Orientador: Gomes, Celeste Romualdo
Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Palavras-chave: Biologia; Estratégias e atividades; Estágio pedagógico; Geologia; Mecanismos de evolução; Ocupação antrópica; Prática de ensino supervisionado; Professor estagiário; 11º ano
Data: 2013
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O trabalho desenvolvido por um Professor não se limita à leccionação dos conteúdos constantes nos programas das disciplinas. Há um conjunto de práticas que conduzem ao objectivo final de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, como a planificação de toda a leccionação, a escolha das estratégias a adoptar e das actividades a desenvolver, a construção dos materiais didáticos e o processo avaliativo. Todas estas tarefas devem ter um efeito na evolução do aluno e na relação que este estabelece com o Professor. Este estudo evidencia o trabalho desenvolvido por um Professor estagiário durante o estágio pedagógico e prática de ensino supervisionada nos subtemas Mecanismos de evolução e Ocupação antrópica e problemas de ordenamento, considerados no Programa de Biologia e Geologia para o 11º ano de escolaridade do curso Cientifíco-Humanístico de Ciências e Tecnologia. Pretende-se relatar as experiências que ocorreram durante o estágio pedagógico, apresentar os resultados do que foi realizado e relacionar a prática docente com a investigação educacional, através da colocação de questões.A consecução destes objetivos recorreu às etapas normais do trabalho docente, já referidas, com os resultados a provirem da realização, pelos alunos, das fichas de avaliação (pré e pós-teste) e das provas de avaliação sumativa interna, tendo o tratamento e a análise dos dados permitido concluir que a lecionação dos subtemas foi bem-sucedida. Os alunos mostraram ter uma maior consciencialização em relação ao tema da evolução, evidenciando mudanças concetuais, embora tenha sido detetada alguma dificuldade na aplicação e interpretação de uma linguagem científica correta. Ficou também patente que os alunos já possuíam conhecimentos prévios sobre zonas de vertente e movimentos em massa, embora, e tal como em Biologia, tenham sentido dificuldades em interpretar textos e imagens e em responder a questões de resposta restrita. Relativamente ao preenchimento das fichas de avaliação, os alunos demonstram pouco interesse, embora se considere que é importante para os processos de ensino e aprendizagem.
Descrição: Dissertação de mestrado em ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/24624
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

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