Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24260
Title: Vens Ver ou Vens Viver? Estética e Política da Participação
Authors: Costa, Carlos Manuel de Matos Moura da 
Orientador: Oliveira, Fernando
Keywords: Performance; Participação
Issue Date: 21-Apr-2014
Citation: COSTA, Carlos Manuel de Matos Moura da - Vens ver ou vens viver? : estética e política da participação. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/24260
Abstract: Esta Dissertação de Doutoramento centra-se na apologia da participação - e do conhecimento através da participação - que, desde o final do século passado, tem produzido fenómenos nas mais diversas áreas, das artes performativas à política, passando pelo desporto, entretenimento e comércio. Ao longo deste trabalho, sobre uma realidade evanescente, cruzam-se olhares diversos, tais como os principais contributos teóricos a nível internacional, reflexões dos protagonistas dos fenómenos abordados e as experiências pessoais do autor, desde as mais privadas às de cidadania, passando pela sua prática enquanto artista performativo. Neste percurso, que se organiza ao longo de três etapas, viaja-se de alguns momentos históricos marcantes – para as artes performativas, filosofia, artes visuais e economia - até ao último reduto da subjetividade das experiências locais do autor. No trajeto atravessa-se também uma reflexão acerca das narrativas e performances que conformam o espaço público contemporâneo, nomeadamente na Europa e em Portugal. O cruzamento de diversas perspetivas e discursos, e a constante procura de conexões entre fenómenos, pretende dar a compreender os sentidos, significados, circunstâncias e consequências da apologia contemporânea da participação.
This Doctoral Dissertation - Are you coming to live or just to watch? Aesthetics and politics of participation - is centred in the contemporary apology of participation – and cognition through participation - – which, since the nineties, has produced phenomenons in very distinct areas, like the performing arts, sports, entertainment, business and politics. Along this work, about a reality always vanishing, different looks will be intersected, such as the main international theoretical approaches, reflections of the leading characters of the approached phenomenons and the personal experiences of the author, as a citizen and as a performance artist and even private experiences. In this path, organized in three stages, we will be travelling from some striking moments in History – for the performing arts, philosophy, visual arts and economics - to the subjectivity of the local experiences of the author. During this journey we will also cross a reflection about the narratives and performances designing the contemporary public space, namely in Europe and Portugal. The intersection of different approaches, and the permanent search for connections between phenomenons, aims to a better understanding of the senses, meanings, circumstances and consequences of the contemporary apology of participation.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, apresentada ao Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/24260
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

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