Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24156
Título: O grande teatro do mundo
Autor: Almeida, Ana 
Orientador: Ribeiro, João Mendes
Palavras-chave: Arquitectura; Cenografia
Data: Mai-2013
Citação: Almeida, Ana Pilar de Matos Valente de - O grande teatro do mundo : análise cenográfica de uma peça do teatro universitário de Coimbra, dos anos 60. Coimbra, 2013
Resumo: A presente dissertação trata da análise cenográfica da peça O Grande Teatro do Mundo, de Calderón de la Barca, lavada à cena pelo CITAC, um grupo de teatro universitário, durante os anos 60. O pensamento cénico, não sendo ainda evidentemente expresso, encontrava-se englobado nas opções da encenação levada a cabo pelo argentino Victor Garcia, cujo trabalho se baseava numa arquitectura do espaço e numa permanente experimentação, privilegiando a procura de novas relações, tanto com a envolvente como com os espectadores. Numa época em que as liberdades sociais e artísticas pareciam constantemente caucionadas e controladas pela censura, o teatro universitário surgia como espaço privilegiado de liberdade para a criação artística e para o contacto com outros tipos de pensamento, distinguindo-se do trabalho desenvolvido por outras companhias de teatro, tanto profissional como amador, e afastando-se definitivamente das práticas instituídas, a nível nacional. ABSTRACT The present dissertation deals with the scenographique analysis of the play The Great Theater of the World, by Calderón de la Barca, brought to scene by CITAC, a theater group at the university of Coimbra, during the sixty´s. The scenic thought, not yet made evident, was, nevertheless, present in the options of the staging created by the argentine Victor Garcia, whose work was based on a spatial architecture and permanent experimentation, granting a privilege to the search of new relations, with both the performers and the audience. In a period marked by the constant censure and control of the social and artistic practices, the Coimbra University´s theater emerged as a privileged space of freedom for the artistic creation, as well as for the contacts with other ways of thinking, making itself prominent from the work developed by other theater companies, either professional or amateur, and going far away from the established national practices.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/24156
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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