Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24068
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no colégio da Imaculada Conceição junto da turma C do 12º ano no ano letivo 2012/2013
Authors: Brântuas, Diogo Ribeiro 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O fim do estágio pedagógico representa o culminar de mais uma etapa na formação individual e profissional do docente, em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos, permitem apresentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica mais eficaz na área da Educação Física. Com a sua conclusão dá-se a transição do período de formação para a profissionalização. Este documento é o resultado de uma intervenção pedagógica e respetiva reflexão, realizada no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, numa turma pertencente ao 12.º ano de escolaridade. Este relatório contempla três seções: a primeira essencialmente descritiva relativamente às atividades desenvolvidas, onde são assinalados os aspetos essenciais relativos ao Planeamento, Realização, Avaliação e Ética-Profissional; a segunda refere-se à reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio e a terceira e última seção onde foi apresentado um estudo sobre o desenvolvimento da Aptidão Física nas aulas de Educação Física. Nesta ultima seção, o objetivo foi avaliar e comparar os alunos de duas turmas com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, quanto à composição corporal, flexibilidade e força. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05) entre a turma de controlo e a turma que sofreu um programa interventivo de desenvolvimento de força e flexibilidade.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24068
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est1213_Diogo_Brantuas.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.