Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23421
Title: Representações sociais da liderança de organizações escolares : estereótipos de género e repercussões na proficiência e formação pessoal dos alunos e no desenvolvimento local
Authors: Martins, Jorge Manuel Rodrigues 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes
Keywords: Representação Social; Estereótipos de Género na Liderança
Issue Date: 2012
Keywords: Representação Social; Estereótipos de Género na Liderança
Issue Date: 2012
Abstract: A presente investigação tem como objectivo conhecer as percepções dos professores acerca do clima de escola e da sua participação e envolvimento na vida da organização escolar e, em particular, comparar as percepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico e as dos professores dos restantes ciclos de ensino. Pretende-se, ainda, compreender como vêem os professores da educação pré-escolar e do ensino básico a integração do 1º ciclo nos agrupamentos de escolas. Com este objectivo realizou-se um estudo não experimental, de tipo quantitativo, exploratório e descritivo com uma amostra de 186 professores da educação pré-escolar e do ensino básico, pertencentes a dois agrupamentos de escolas, um do distrito de Coimbra e outro do distrito de Aveiro. Recorreu-se ao questionário como técnica de recolha de dados. Como principais conclusões deste trabalho, destacamos a percepção positiva que os professores, em geral, revelam acerca das diferentes dimensões do clima de escola analisadas. Os dados sugerem uma relativa diferenciação entre ciclos de ensino no que se refere à percepção do clima de escola, tendo os professores da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico uma visão mais positiva dos alunos e da relação entre os professores da escola do que os professores dos 2º e 3º ciclos. Conclui-se, ainda, que a percepção dos professores acerca do clima de escola está associada ao seu grau de participação e envolvimento na vida da mesma. Há ainda a reter a ideia de que a maioria dos professores inquiridos defende que o 1.º ciclo está bem integrado na vida do agrupamento de escolas.
The present investigation has as aim know teachers perceptions about school climate and their participation and involvement in the life of school organization and, in particular, compare the perceptions of primary school teachers and that from teachers of remaining teaching cycles. We also have the pretension of understand how primary school and kindergarten teachers see the integration of the first cycle in school groups. Attending this goal we realized a non experimental study, of quantitative type, exploitative and descriptive with a sample of 186 teachers from preschool and basic education, pertaining to two school groups, one from the district Coimbra and another from the district Aveiro. We turned to the questionnaire as technique of data collect. As main conclusions of this investigation we detail the positive perception that teachers, in a general way, reveal about the different dimensions of school climate analyzed. Data suggest a relative difference between teaching cycles in which concerns the perception of school climate, having preschool and primary school education teachers’ one point of view more positive about students and about the relation between the teachers from the school than the teachers of 2nd and 3rd cycles. We also conclude that the teachers’ perception about school climate has an association to their participation and involvement grade in the life of the school. There is still to remain the idea that the majority of inquired teachers defends that the first cycle is well integrated in the life of school groups.
Cette recherche vise à comprendre les perceptions des enseignants sur le climat escolaire et leur participation et leur implication dans da vie de l’école et, en particulier, de comparer les perceptions des enseignants du 1er cycle d l’éducation de base et les enseignants des autres niveaux d’education. L’objectif est également de comprendre comment ils voient les enseignants des élèves du préscolaire et du primaire à l'intégration d'un cycle dans les groupes d'écoles. Dans ce but, nous avons réalisé un étude non-expérimentale, quantitative, exploratoire et descriptive auprès d’un échantillon de 186 enseignants d l’éducation préscolaire et de base, appartenant à deux groupes d’écoles, l’un district de Coimbra et l’autre du district d’Aveiro. On a utilisé le questionnaire comme de technique de collecte de données. Les principales conclusions de ce travail, nous mettons en évidence la perception positive que les enseignants en général, révèlent sur les différentes dimensions de l'analyse du climat scolaire. Les données suggèrent une différenciation relative entre les cycles de l’enseignement en ce qui concerne la perception du climat scolaire et les enseignants du préscolaire et 1er. Les enseignants de l’école maternelle et ceux de l’école primaire on une vision plus positive de la relation entre les élèves et les enseignants que les enseignants des 2e et 3e cycles. On a également conclue que la perception des enseignants sur le climat scolaire est liée à leur degré de participation et d'implication dans la vie de celui-ci. Il ya encore retenir l'idée que la majorité des enseignants interrogés font valoir que l´école primaire est bien intégré dans la vie de l' groupement d´écoles.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, especialização em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/23421
Rights: openAccess
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