Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23240
Title: A influência dos motivos, das expectativas e da personalidade no consumo do álcool
Authors: Rocha, Tiago Filipe Rebelo 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Consumo de álcool
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: A influência dos motivos, das expectativas e da personalidade no consumo do álcool
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com o presente estudo pretendeu-se contribuir para o esclarecimento das relações que os motivos de consumo, as expectativas, as variáveis de personalidade, o consumo de álcool e as consequências associadas a esse mesmo consumo estabelecem entre si, tendo por base teórica o Modelo Motivacional de Consumo de Álcool (Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998). Os dados do presente estudo foram recolhidos dentro de uma amostra de 110 adultos em contexto profissional, através de uma bateria de testes concebida para ser preenchida em versão papel. Os dados obtidos através da realização de uma análise de regressões múltiplas hierárquicas, parecem indicar, tal como a literatura sugere (e.g. Cooper, 1994, Cox & Klinger 1998; Read et al., 2003) que os motivos se constituem como os melhores preditores do consumo de álcool e consequências associadas a esse mesmo consumo. Neste sentido, e tendo em conta os resultados, o presente estudo sugere que o planeamento da prevenção e intervenção dirigida ao consumo de álcool, deve dar particular importância aos motivos de consumo, dado o papel central que estes ocupam na explicação do consumo de álcool e consequências associadas.
The aim of this study is to contribute to the clarification of the relationship between motives, expectatancies, personality, alcohol consumption and consequences associated with that same consumption, establish among them, based on the theoretical Motivational Model of Alcohol use (Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998). The data from this study were collected in a sample of 110 adults in a professional context, who responded to a battery of tests designed to be completed on paper. The obtained results, by conducting a multiple hierarchical analysis, seem to indicate, as the literature suggests (e.g. Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998; Read et al., 2003), that drinking motives are the best predictors of alcohol use and of alcohol-related consequences. Therefore, this study suggests, that planning for prevention and intervention directed at alcohol consumption, should give particular importance to the motives, given the central role
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23240
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Tiago Rocha_.pdf14.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

464
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

302
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.