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Título: A importância das memórias emocionais para a construção do Eu e proximidade ao grupo: um estudo exploratório da sua contribuição para a psicopatologia
Autor: Custódio, Inês Raquel Silva 
Orientador: Gouveia, José Pinto
Palavras-chave: Memórias de infância
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: A importância das memórias emocionais para a construção do Eu e proximidade ao grupo: um estudo exploratório da sua contribuição para a psicopatologia
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As memórias emocionais de relações vinculativas na infância, têm sido descritas pela literatura como fundamentais para o desenvolvimento futuro do sujeito. A interiorização destas memórias e dos seus significados pelo sujeito parecem desempenhar um papel fundamental na construção identitária, relações internas e capacidade de gerar sentimentos de bem-estar e ligação aos outros. Neste sentido, pretendemos neste estudo compreender o papel de memórias emocionais de vergonha com as figuras parentais e outras de sentimentos de cuidado e segurança na infância, na ameaça ao desenvolvimento de modelos de auto-apresentação de Eu inseguro e Eu engolfado, de uma relação interna auto-crítica e de sentimentos de ligação aos outros, no desenvolvimento de sintomas psicopatológicos. Como base numa amostra de 399 sujeitos da população geral, realizamos estudos para o género masculino e feminino, separadamente. Os resultados, dão-nos uma compreensão sobre o impacto do desenvolvimento de uma forma de Eu engolfado e Eu inseguro enquanto mediadoras na relação entre experiências precoces e sintomas depressivos, apresentando ainda, o receio de ser aglutinado pelos outros como melhor preditor do desenvolvimento de sintomas depressivos. Também corroboramos os resultados de outros estudos, que apontam as formas auto-críticas como mediadoras na relação entre memórias emocionais e sintomas depressivos. Finalmente, a capacidade de gerar sentimentos de ligação e proximidade aos outros parece ser explicada pela presença de memórias de calor e afeto, enquanto mediam a relação entre a forma Eu tranquilizador e sintomas depressivos e a relação entre a forma Eu inadequado com a mesma sintomatologia.
Early emotional memories have been explored in literature as essential in child’s development. Internalization of this memories and meanings seems to have a major role in self-construction, internal relationships and in the capacity of generate felling of well-being and closeness to others. This research has its main goal to understand the role of emotional memories of shame with parents and felling of warmth and affection in threats to self-presentation of engolfed self and insecure self, internal relationship of self-criticism and feelings of closeness to others in the development of psychopathology. Based on sample of 399 subjects of general population, we held our studies separately for males and females. The results suggest that the impact of an engolfed self and an insecure self has mediator properties in the relationship between early experiences and depressive symptoms. The fear of being suppressed by others has also presented as the best predictor of depression. In addition, we have corroborated results of other studies, which point out self-criticism as a mediator between emotional memories of shame, warmth and depression. Finally, our study shows that the capacity of generate feelings of closeness to others, explained by memories of warmth and affection, mediates the relationship between internal relationship of selfreassurance and depression and the relation between inadequate self with the same symptoms.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e de Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21777
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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