Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21508
Title: O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas
Authors: Santos, Ana Catarina Damas dos 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Competências de marketing; Antecedentes; Estratégia; Performance; Empresas familiares
Issue Date: 26-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Ana Catarina Damas dos - O impacto das competências de marketing na definição de estratégia e as suas implicações na performance das empresas : um estudo em PME?s familiares portuguesas. Coimbra, 2012.
Abstract: Este estudo tem como objectivo contribuir para o aprofundar do estudo das competências de marketing, investigando especificamente quais os factores que as influenciam, quais os reais impactos das competências na estratégia e quais as implicações na performance. Para testar estas premissas seleccionaram-se empresas familiares para a amostra, visto que este tipo de empresas acaba por ter um papel muito importante na economia nacional, não havendo, no entanto, muitos estudos que possam ajudar as suas acções e consequente sucesso no seu mercado de actuação. O propósito deste estudo insere-se na revisão literária sobre o conceito de competências de marketing no contexto empresarial português analisando os seus antecedentes, e a forma como influenciam as competências, bem como o impacto destas sobre a estratégia e a forma como influenciam a performance. Para tal foram construídos modelos de estudo e hipóteses de investigação. Foram constatados os impactos de algumas das competências de marketing, comprovando a sua influência sobre a estratégia e as óbvias implicações sobre a performance das empresas familiares.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing (Marketing Estratégico), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho e Afonso Zinga.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21508
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Ana Catarina Santos.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

699
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

894
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.