Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21505
Title: Satisfação dos utilizadores de sistemas de informaçãp e documentação de enfermagem em suporte eletrónico : um estudo no Centro Hospitalar de Coimbra, E.P.E.
Authors: Campos, Angélica Margarida Marques de 
Orientador: Pereira, Filipe Miguel Soares
Morais, Ernesto Jorge Almeida
Keywords: Sistemas de informação de enfermagem; Avaliação da satisfação do utilizador dos sistemas de informação
Issue Date: 19-Dec-2012
Citation: Campos, Angélica Margarida Marques de - Satisfação dos utilizadores de sistemas de informaçãp e documentação de enfermagem em suporte eletrónico : um estudo no Centro Hospitalar de Coimbra, E.P.E..Coimbra, 2012.
Abstract: A investigação apresentada nesta dissertação enquadra-se na temática da satisfação dos enfermeiros enquanto utilizadores de Sistemas de Informação de Enfermagem. Pretendeu-se com este estudo: contribuir para uma definição e validação de um instrumento de avaliação da “Satisfação do Utilizador de Sistemas de informação de enfermagem”, suportados por Tecnologias de Informação e, por outro lado, a partir da aplicação deste instrumento, descrever o nível de satisfação dos Enfermeiros, enquanto utilizadores de Sistemas de Informação de Enfermagem em uso, suportados por Tecnologias de Informação. O estudo realizou-se no Centro Hospitalar de Coimbra E.P.E. (CHC), nos serviços onde a documentação de Enfermagem é realizada em suporte eletrónico, com os aplicativos SAPE®, PICIS® e ALERT®ER. O estudo de investigação que aqui se reporta inscreve-se num paradigma da investigação quantitativa, sendo que a primeira fase alicerçou-se numa abordagem exploratória com recurso a pesquisa bibliográfica sobre a temática dos Sistemas de Informação de Enfermagem (SIE) e Avaliação dos Sistemas de Informação, mais concretamente no “Modelo de Sucesso dos Sistemas de Informação de DeLone & McLean”. A segunda fase baseou-se numa análise, com recurso a um questionário, de avaliação da satisfação dos utilizadores dos Sistemas de Informação de Enfermagem em uso, suportados pelas tecnologias de informação. A população correspondente a cerca de 486 enfermeiros, compreendeu todos os enfermeiros utilizadores dos SIE informatizados no CHC (Hospital Geral, Maternidade Bissaya Barreto e Hospital Pediátrico), sendo que, a amostra obtida foi de 228 enfermeiros. Os resultados da aplicação do questionário foram objeto de análise estatística, com recurso a procedimentos descritivos e inferenciais, tendo em vista a produção de sínteses dirigidas aos objetivos do estudo. Os resultados obtidos demonstram que, no CHC, os enfermeiros utilizadores do PICIS® estão em média mais satisfeitos que os utilizadores do SAPE® e do ALERT®ER. Dos domínios estudados, o domínio dos Mecanismos de segurança de acesso salienta-se por apresentar maiores níveis de satisfação pelos utilizadores de todos os sistemas. Por outro lado, a satisfação com o Apoio Técnico e a Partilha de Informação destacaram-se por apresentar resultados menos satisfatórios. O instrumento desenvolvido poderá constituir uma ferramenta útil para a avaliação da temática da satisfação dos utilizadores dos Sistemas de informação de Enfermagem, e os resultados obtidos poderão ter implicações importantes na estratégia de governação da instituição, na procura contínua da qualidade. Palavras-chave: Sistemas de informação de enfermagem; Avaliação da satisfação do utilizador dos Sistemas de Informação.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Miguel Soares Pereira e Ernesto Jorge Almeida Morais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21505
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Angélica_Campos.pdf5.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

704
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 10

1,873
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.