Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21500
Título: Ondas de calor em Portugal : impacto humano e regimes de regulação de risco
Autor: Freitas, Francisco Pedrosa Simões e Silva 
Orientador: Mendes, José Manuel
Palavras-chave: Risco; Regimes de regulação de risco; Gestão de risco; Cartografia de risco; Ondas de calor; Epidemiologia social; Capital social; Catástrofes naturais
Data: 2011
Editora: FEUC
Citação: Freitas, Francisco Pedrosa Simões e Silva - Ondas de calor em Portugal : impacto humano e regimes de regulação de risco. Coimbra, 2011.
Resumo: Resumo Objectivos: as ondas de calor são acontecimentos de génese natural de grande relevância social. Este trabalho pretende enquadrar os impactos gerados pelas ondas de calor em Portugal nas últimas décadas sob um ponto de vista humano e social. O contexto ambiental será alocado à discussão já que estabelece necessariamente pontos de ligação óbvios com o fenómeno tratado. O ponto de partida para esta análise assenta no princípio de que a análise dos efeitos gerados com este tipo de acontecimentos extremos não pode ser separada dos aspectos estruturais e das condições estruturais de vida do principal grupo afectado no país. Métodos: foi feito o recurso a princípios de epidemiologia social, houve o recurso a uma matriz de análise do regime de regulação de risco implementado. Foi ainda desenvolvida cartografia de risco relativa às ondas de calor. Resultados: com a compilação de dados efectuada, é confirmado o carácter de epifenómeno associado às ondas de calor no país. Confirmou-se, ainda, a pouca importância que é conferida, em termos relativos, aos problemas dos idosos. Conclusões: as consequências dos períodos de calor extremo no país são agravadas pelas mudanças existentes na estrutura populacional e pela aparente falta de laços de solidariedade entre a população. Deve ser considerada uma revisão de alguns dos elementos do dispositivo sociotécnico implementado.
Descrição: Dissertação de mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, apresentada à Faculdade de Letras, Ciências e Tecnologia e Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Manuel de Oliveira Mendes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21500
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ff_2007124514.pdf2.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

801
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

1.334
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.