Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/21486
Title: A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
Authors: Gama, Rui 
Fernandes, Ricardo 
Keywords: Conhecimento; Aprendizagem; Inovação; Europa dos 27; AFCM
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Citation: GAMA, Rui; FERNANDES, Ricardo - A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”. "Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo". ISSN 1677-7395. Nº 6 (2012) p. 17-25
Abstract: No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias territoriais relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais das variáveis, como também unidades espaciais com caraterísticas semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.
URI: http://hdl.handle.net/10316/21486
ISSN: 1677-7395
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Revistas Internacionais
I&D CEGOT - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Gama&Fernandes_PLURIS2012_Europa_VERSÃOFINAL.pdf337.36 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

189
checked on May 22, 2019

Download(s) 50

168
checked on May 22, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.