Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21436
Title: A participação das mulheres nos processos de (re) contrução de paz : o caso do Afeganistão
Authors: Perdigão, Ana Rita Rafael 
Orientador: Nascimento, Daniela
Keywords: Género; Estudos feministas; Peacebuilding; Afeganistão; Operações de paz
Issue Date: 24-Oct-2012
Publisher: FEUC
Citation: Perdigão, Ana Rita Rafael - A participação das mulheres nos processos de (re) contrução de paz : o caso do Afeganistão. Coimbra, 2012
Abstract: Nas últimas décadas, os estudos feministas no âmbito dos Estudos para a Paz têm trazido um importante contributo para a garantia da igualdade de género em várias áreas das Relações Internacionais, revelando ser uma corrente inovadora por completar e dinamizar a análise, estudo e compreensão da questão de género em especial relativamente à paz e aos conflitos. Este contributo tem vindo a ser acompanhado por inúmeras iniciativas e contributos a nível internacional, quer através de organizações internacionais, quer através de organizações não-governamentais, mediante a elaboração de importantes documentos e da adoção de políticas nesta área, promoção de fóruns de debate e sensibilização da sociedade global, como é exemplo a Resolução 1325 do CSNU. Todos estes processos se têm vindo a revelar de grande relevância para a consagração da necessidade do contributo das mulheres nos processos e dinâmicas de peacebuilding, assim como da igualdade de género neste âmbito.Partindo deste enquadramento e do estudo de caso específico do Afeganistão - onde mulheres estrangeiras, afegãs, civis e militares participam cada vez mais ativamente na (re)construção da paz daquele país, esta dissertação pretende abordar a temática da participação das mulheres na (re)construção de paz em cenários pós-conflito violento. O argumento central é o de que, apesar dos muitos obstáculos ainda existentes à plena participação e envolvimento das mulheres neste processo, este é já bem visível em alguns cenários de pós-conflito demonstrando o potencial contributo positivo para processos de paz mais sustentáveis e inclusivos.
Description: Dissertação de mestrado em Relações Internacioniais, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniela Rute dos Santos Nascimento.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21436
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Rita Perdigao.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.