Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21416
Title: Re-localização e inovação social : um estudo exploratório - o caso da Balle
Authors: Monteiro, Ana Carolina Ribeiro. 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Helena, Regina
Keywords: Modelo económico; Globalizado neoliberal; Insustentabilidade; Relocalização económica; Inovação social
Issue Date: 29-Oct-2012
Publisher: FEUC
Citation: Monteiro, Ana Carolina Ribeiro - Re-localização e inovação social : um estudo exploratório - o caso da Balle. Coimbra, 2012.
Abstract: Nos últimos anos tem-se assistido ao surgimento de organizações e de movimentos que advogam a importância de se produzir e consumir localmente em detrimento dos bens e serviços provenientes das corporações multinacionais e suas redes globalizadas. Trata-se de uma resposta aos crescentes níveis de insustentabilidade econômico-financeira, social, ambiental e energética provenientes do modelo econômico globalizado neoliberal. Este fenômeno, de maior evidência nos Estados Unidos e na Inglaterra, e presente tanto no meio urbano quanto no rural, é uma representação do conceito de re-localização econômica, ainda incipiente no universo acadêmico. Este trabalho consiste em analisar o potencial de inovação social da re-localização econômica a partir do estudo de uma instituição do terceiro setor americano, a BALLE – Business Alliance for Local Living Economies. Esta análise orientou-se pelas dimensões estipuladas por André e Abreu (2006) para a inovação social e pela operacionalização exploratória do conceito de re-localização econômica, realizada neste estudo, em seis dimensões de análise: a natureza, a espacialização, a posse, o consumo, a financeira e a políticas públicas. A metodologia utilizada baseou-se no estudo de caso, tendo-se recorrido à triangulação de técnicas de produção de informação: entrevista estruturada, questionário eletrônico e pesquisa documental. Verificou-se que a re-localização econômica na intervenção da BALLE configura-se como um processo de inovação social, ao passo que contribui para o empowerment do grupo de empreendimentos de posse local (EPL) e de outros ainda mais marginalizados no modelo hegemônico da globalização neoliberal, e gera capital social ao fortalecer
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira e Regina Helena.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21416
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

408
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,046
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.