Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21403
Title: Estilos de vida, aptidão física e composição corporal em crianças e jovens
Authors: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de 
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Composição corporal -- adolescente; Composição corporal -- jovens; Actividade física -- adolescente; Composição corporal -- crianças; Aptidão física; Actividade física -- adolescente; Hábitos alimentares -- adolescente; Estilos de vida
Issue Date: 2012
Citation: MESQUITA, Maria Luísa Ferreira de - Estilos de vida, aptidão física e composição corporal em crianças e jovens. Coimbra : [s.n.], 2012. Dissertação de mestrado
Abstract: As iniciativas de promoção de exercício físico regular e hábitos saudáveis em crianças e jovens têm-se tornado num foco importante de promoção da saúde, e a base de um estilo de vida que inclua a atividade física regular e boas práticas alimentares deve ser construída cedo na vida. Como é na Escola que as crianças passam a maioria do tempo, é necessário que sejam as instituições de ensino a encorajar as crianças a fazerem escolhas saudáveis, intervindo diretamente neste processo de construção de princípios, atitudes e valores fundamentais para a Saúde. Este estudo pretendeu avaliar as crianças e jovens no contexto escolar numa abordagem conjunta com os profissionais de saúde locais. A amostra foi constituída por 173 alunos do Colégio São Martinho, do 5º e do 7º ano de escolaridade, dos quais se determinou-se o VO2max, o Índice de Massa Corporal, a Percentagem de Massa Gorda, Pressão Arterial Sistólica e Diastólica e alguns hábitos alimentares de crianças e jovens. Os alunos do Colégio São Martinho encontram-se, na sua maioria, dentro da Zona Saudável de Aptidão Física da composição corporal (IMC) e aptidão aeróbia (VO2max) de acordo com o FITNESSGRAM; as raparigas fazem mais refeições por dia e os rapazes ingerem mais fruta; os alunos mais velhos têm consumos alimentares qualitativamente inferiores do que os mais novos, passam mais tempo em atividades sedentárias (tempo de ecrã) e são menos ativos; os alunos com maior IMC e %MG fazem menos percursos no teste Vaivém e têm um VO2max mais baixo; a pressão arterial (sistólica e diastólica) tem uma relação positiva com o IMC e %MG e uma relação negativa com o número de percursos no teste vaivém e o VO2max.
Initiatives to promote regular exercise and healthy habits in school-age children have become a major focus of health promotion. The basis of a lifestyle that includes regular physical activity and good nutrition should be built early in life. As children spend most of their time in school, it should be the School to encourage children to make healthy choices, intervening directly in the process of building principles, values and attitudes essential for Health. The purpose of this study was to evaluate children and young people in school in a cooperative approach with local health professionals. The sample consisted of 173 students of Colégio São Martinho, from the 5th and 7th grade who volunteered for the study, from whom VO2max, Body Mass Index, Percentage of Body Fat, systolic and diastolic blood pressure, and some dietary habits of children and youth were determined. These students were mostly within the Healthy Fitness Zone for body composition (BMI) and aerobic fitness (VO2max) according to FITNESSGRAM; girls made more meals per day and boys ate more fruit; older students had the worst food consumption, spent more time in sedentary activities (screen time) and were less active than younger ones; students with higher BMI and higher %body fat had worse results on the PACER and lower VO2max; Blood Pressure (Systolic and Diastolic) had a positive relation with BMI and %body fat, and a negative relation with the PACER result and VO2max.
Description: Dissertação de mestrado em Actividade Física em Contexto Escolar (Ciências do Desporto), apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21403
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

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